quais são as características geográficas e naturais do ambiente americano?
Soluções para a tarefa
Os terrenos americanos, geologicamente falando, são antigos. Isso pode ser afirmado com base nas características de seu relevo, que mostram uma grande exposição a agentes externos. Apesar disso, a América é chamada de Novo mundo, mas isso não se deve à sua idade geológica, e sim à sua origem colonial, já que foi assim que os europeus chamaram essa terra quando a descobriram.
Possui uma área de mais de 42.500 quilômetros quadrados de extensão, tendo mais de 1 bilhão de habitantes que fazem deste continente o segundo maior, perdendo apenas para a Ásia. A América possui 35 países independentes e 16 colônias em sua composição.
Ainda de maneira geral, possui um relevo que conta com duas grandes cadeias montanhosas, sendo que a primeira chamada de Montanhas Rochosas, situada ao norte do continente, e a segunda é chamada de Cordilheira dos Andes, situada no sul das Américas. Essas cadeias foram originadas a partir do contato de placas tectônicas.
Além desses, possui outros tipos de relevo, como planaltos – Guiano, Central Brasileiro, da Patagônia, Escudos Canadenses e Montes Apalaches – e ainda planícies e depressões em diversas partes de sua extensão.
Ao considerar as características principais do continente americano, é preciso destacar que é o único presente em três hemisférios diferentes, sendo cortado pela Linha do Equador, Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio e, por isso, também abriga todas as zonas térmicas da Terra em sua extensão.