Quais são as características dos movimentos sociais contemporâneos com relação a
identidade e direitos difusos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Existem no Brasil diversos movimentos atuais de identidades diferentes e que pedem por direitos diferentes, espalhados, difusos. Em realidade, a maioria desses movimentos, como por exemplo o movimento negro, o movimento lgbt e o movimento feminista, se organizam no que aparenta ser de forma difusa, isto é, têm suas passeatas oficialmente apenas para suas pautas e reinvidicações, mas em realidade, em sua maior parte, esses movimentos se organizam em torno de interesses político-partidários vinculadoa a partidos de esquerda como psol, principalmente, ou mesmo o próprio pt. Mas por que isso ocorre, pode-se perguntar.
Isso ocorre pois, apesar dos movimentos terem reinvidicações importantes que são de preocupação das minorias pertencentes a esses movimentos, os interesses político partidários, vindos de partidos com muito poder político, e até que agem de forma corrupta ou ilegal, partidos que financiam em boa parte tais movimentos, acabam por permear os movimentos através desse apoio. Existe, claro, uma parcela de pessoas que lutam por esses diretos nesses movimentos, que acredita em certos partidos meramente pelo que eles defendem, e não são financiadas por eles nem nada do tipo, porém a organização central de diversos desses movimentos é financiada por vários desses partidos e acaba por organizar os membros de determinado grupo identitário não só para realizar protestos em favor de seus direitos, mas também para organizar protestos que defendam determinados candidatos ou ataquem outros, justamente por essa ligação monetária entre o núcleo de tais movimentos e os partidos, sem que boa parte dos que aderem às passeatas saiba explicitamente disso.
De qualquer forma, os "direitos" que muitos desses movimentos pedem em passeatas e outras manifestações são direitos que a sociedade pode dá-los quando a mentalidade das pessoas mudar de fato, e ela só irá mudar se isso for visto como benéfico por todos. As organizações desses movimentos em torno dos partidos torna mais difícil que alcancem certos objetivos, uma vez que o Estado, em uma democracia de verdade, não pode forçar que a sociedade siga certa conduta adequada a certas minorias, e uma parcela da sociedade pode se tornar ostil a certos movimentos se vir que estes não estão reinvidicando seus direitos, mas sim conquistas de determinado partido ou um ataque a outro partido ou político específico.