História, perguntado por army2181, 8 meses atrás

Quais são as características do Mercantilismo​

Soluções para a tarefa

Respondido por Ocerebrodobrainly
1

Resposta:

As principais características é:Balança comercial favorável: buscar exportar mais do que importar. Protecionismo: proteger o mercado interno. Metalismo: acumulação de metais preciosos afim de ter muito riqueza nacional. Intervenção estatal: garantia dos monopólios comerciais em benefício do Estado

Respondido por gabiiiw4h
1
Eu irei dar um resumo antes de citar algumas das características ok :)

Após o fim da Idade Média, teve início a Idade Moderna. E com ela, veio um novo sistema econômico (neste caso, era mais uma doutrina), com muitas mudanças. Na Idade Média, por “culpa” do feudalismo, as riquezas de um indivíduo eram medidas pelo tamanho de suas terras. Já com o mercantilismo, a produção artesanal e o comércio passaram a movimentar a economia. Veio “acoplado” ao absolutismo, que visava alcançar o máximo possível de desenvolvimento econômico, por meio do acúmulo de riquezas (pois quanto maior a quantidade de riquezas de um reino, maior seria seu prestígio e seu poder, ele seria respeitado por outros reinos).

Características:

1)A economia com base na troca de produtos agrícolas foi substituída aos poucos pela economia com base na troca de mercadorias por dinheiro, o que tornou necessário aumentar a quantidade de moedas em circulação na Europa.
O Metalismo(uma das principais características do mercantilismo) consistia no acúmulo de metais preciosos (ouro e prata).

2)O governo incentivava o desenvolvimento das indústrias em seus territórios, pois exportar manufaturas rendia bons lucros.Para estimular a indústria nacional e evitar a saída de moedas para outros países, o governo criava vários impostos e taxas, tentando evitar a entrada de produtos vindos do exterior. Isso era chamado de Protecionismo Alfandegário.

3)se relacionava com o Pacto Colonial e estipulava que as colônias europeias deveriam fazer comércio apenas com suas metrópoles. Eles abusavam da tática de “vender caro e comprar barato”, inclusive no ciclo econômico do açúcar, que ocorreu no Brasil Colonial.

4)A intervenção do estado na economia foi marcante. O rei absolutista determinava a quantidade de impostos e controlava o mercado.

5)A balança comercial favorável consistia no esforço do país para exportar mais do que importar, assim mais moedas entrariam do que sairiam, favorecendo a situação financeira daquele país.

6)As colônias de exploração desempenhavam um grande papel nesta época, pois a riqueza de um país na Europa estava diretamente ligada à quantidade de colônias que ela possuía para a exploração.

Espero ter ajudado ^

army2181: mt obg♥️
gabiiiw4h: De nada :)
gabiiiw4h: Meu dedo tá bem achatado depois disso kk
Perguntas interessantes