Quais são as características do filosofar acadêmico?
Soluções para a tarefa
O filosofar acadêmico distingue-se na coerência e no rigor ao organizar conceitos. Trata-se de um filosofar mais complexo e profundo, desenvolvendo-se segundo exigência critica. Como tal, é um filosofar técnico que procura articular de modo coerente o pensamento e encontrar para as ideias uma adequada fundamentação.
São características do filosofar acadêmico:
Autonomia - A filosofia assume uma postura crítica, utilizando a dúvida como método, a fim de ultrapassar a ignorância, as evidências não discutidas e os erros que eram tidos como verdades. O filósofo ousa pensar por si mesmo.
Radicalidade - O caráter radical da filosofia decorre do fato de esta colocar questões que vão à raiz das coisas: O que é a realidade? Qual o sentido da Vida? Qual a origem do Universo A Filosofia procura os fundamentos últimos do real.
Universalidade - A Filosofia procura, uma compreensão do real na sua totalidade. Além disso, os grandes problemas são comuns a toda a Humanidade: todos os seres humanos colocam os problemas fundamentais, inseparáveis de uma interrogação inevitável: O que é o Homem? Dai a dimensão antropológica da filosofia.
Historicidade - A Filosofia desenvolve-se se ao longo da História, sendo o filósofo influenciado pela sua cultura, pelos modos de pensar, sentir e agir da época histórica em que vive, sem com eles ficar comprometido. O pensamento filosófico não surge a partir do nada: evolui no interior de uma tradição, de um contexto social, politico, religioso e econômico que procura superar.
Bons estudos!