quais sao as características das ondas eletromagnéticas?
o que é radiação ionizante?
onde são usadas ondas infravermelhos?
o que são ondas ultravioletas?
o oque são radiação x e gama?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Nas ondas eletromagnéticas, o campo elétrico, o campo magnético e a direção de propagação são perpendiculares entre si; ... Quando atravessam meios materiais, como o ar ou a água, sua velocidade de propagação diminui, enquanto o seu comprimento de onda aumenta, de modo que a sua frequência não se altera
Explicação:
é isso
CARACTERÍSTICAS DAS ONDAS ELETROMAGNÉTICAS
- AMPLITUDE: diz respeito à sua intensidade, ou seja,a quantidade de energia que essas ondas são capazes de transferir.
- VELOCIDADE: depende exclusivamente do meio em que ela se encontram. por exemplo, na água, a velocidade de propagação das ondas eletromagnéticas é menor do que no ar, devido ao fenômeno conhecido como refração.
- FREQUÊNCIA: é a medida de oscilações completas que essas ondas realizam a cada segundo. No SI, a unidade de medida de frequência é o hertz (Hz). Além disso, sabe-se que a frequência é determinada pelo inverso do seu período a saber: o tempo necessário para que uma onda eletromagnética complete uma oscilação.
- COMPRIMENTO DE ONDA: é o espaço pelo qual a onda propaga-se até que se forme uma oscilação completa, é também a distância entre duas posições de máxima amplitude ( cristas ) e de mínima amplitude ( vales ).
RADIAÇÃO IONIZANTE
Radiação Ionizante é uma forma de radiação que carrega consigo energia suficiente para arrancar elétrons que se encontram ligados a átomos e moléculas. essa radiação pode ser de natureza corpuscular como as radiações alfa e beta, ou de natureza eletromagnética, como a radiação gama, os raios X e algumas frequências de ultravioleta.
ONDE SÃO USADAS ONDAS INFRAVERMELHO ?
A radiação infravermelha emitido por meio de objetos quentes, como o sol e, apesar de não poder ser vista, é sentida na forma de calor. em torno de 70% dos raios solares que são emitidos e atingem o planeta Terra, conseguem chegar à superfície terrestre.
A radiação, quando vinda do Sol, não traz grandes efeitos no organismo humano, pois sua energia e seu poder de penetração na pele são baixos. no entanto, quando em excesso pode causar queimaduras na pele. os corpos, inclusive o corpo humano, são emissores desse tipo de radiação. quanto maior for sua temperatura maior será a emissão de radiação infravermelha como exemplo de emissores desse tipo de radiação, podemos citar o ferro de passar roupa e o aquecedor além das lâmpadas em infravermelhoes, que usam essa radiação para ativar a circulação do corpo e reduzir os processos inflamatórios.
Além disso, existem também os controles remotos que emitem essa radiação, que é captada pelo aparelho eletrônico. existem câmeras sensíveis ao infravermelho, que consegue mostrar as áreas mais quentes dos corpos. estas estarão representadas na imagem com as cores amarelo e laranja.
ONDAS ULTRAVIOLETA
A radiação ultravioleta é definida como toda radiação com comprimento de onda menor que 400 nm, sendo muito prejudicial aos seres vivos. a nossa atmosfera filtra a maior parte da radiação que o sol emite permitindo a vida na Terra. a camada de ozônio é responsável pela absorção da radiação, mas os buracos que não existem apresenta um sério risco para todos.
O seres vivos conseguem suportar facilmente pequenas doses de radiação ultravioleta pois as células danificadas podem se regenerar. Com o aumento da incidência de raios ultravioletas, os anos acontecem a uma velocidade maior do que podem ser reparados, causando câncer de pele, catarata e deficiência no sistema e o monológico. O efeito da radiação ultravioleta é sentido nos animais e também nas plantas.
RADIAÇÃO X E GAMA
RADIAÇÃO X: (composta por raios X) é uma forma de radiação eletromagnética indiretamente ionizante de natureza semelhante à luz a maioria dos raios X possuem comprimentos de onda entre 0,01 a 10 nanómetros, correspondendo a frequências na faixa de 30 petahertz a 30 exahertz
e energias entre 100 eV até keV. Os comprimentos de onda dos raios-x São menores do que os raios ultravioleta (UV) e tipicamente maiores do que há dois raios gama os raios X foram descobertos em 8 de novembro de 1895 pelo físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen.
a produção de raios X deve-se principalmente a transições de elétrons nos átomos, ou da desaceleração de partículas carregadas. Como toda energia eletromagnética de natureza ondulatória, os raio-x sofrem interferência, polarização, refração, de fração, reflexão entre outros efeitos ponto embora de comprimento de onda muito menor, sua natureza eletromagnética é idêntica à da luz.
RADIAÇÃO GAMA: a radiação Gama não é muito na estética, mas é extremamente penetrante, podendo atravessar o corpo humano, é detida somente por uma parede grossa de concreto ou por algum tipo de metal. por tais características, essa radiação é nociva a saúde humana, ela pode causar má formação nas células.
observação importante: apenas os raios alfa e beta possuem carga elétrica, os raios gama são isentos de carga.
sem o devido conhecimento, essas três radiações podem representar perigo, mas quando são devidamente usadas se tornam úteis, principalmente na medicina: são empregadas no tratamento de tumores cancerígenos.