quais são as características da sociologia weberiana ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
No cerne de relações sociais, moldadas pelas lutas, Max Weber percebe de fato a dominação, dominação esta, assentada em uma verdadeira constelação de interesses, monopólios econômicos, dominação estabelecida na autoridade, ou seja o poder de dar ordens, por isso ele acrescenta a cada tipo de atividade tradicional, afetiva ou racional um tipo de dominação particular.Weber definiu as dominações como a oportunidade de encontrar uma pessoa determinada pronta a obedecer a uma ordem de conteúdo determinado.
Explicação:
Resposta:A sociologia weberiana é essencialmente hermenêutica e busca compreender a rede de significados que o homem teceu e se “enroscou”. Ela afirma que a sociedade seria o resultado das formas de relação entre seus sujeitos constituintes.
Ele percebeu, portanto, que a ciência participa de um processo histórico geral de racionalização e intelectualização da vida.
Por isso, o objeto da sociologia seria a realidade infinita. Para analisá-la, Weber argumenta que só poderíamos fazer através de "tipos ideais", que serviriam como modelos interpretativos.
O sociólogo argumenta que o ser humano é levado por ações socais que por sua vez são caracterizadas em racionais e não-racionais. São elas:
Ação social racional com relação a fins - quando os atos estão orientados para um fim específico. Exemplos: "Tenho que trabalhar para ganhar dinheiro." "Quero fazer ginástica para emagrecer."
Ação social racional com relação a valores - neste caso, as atitudes passam a ter influência direta de nossas crenças morais.
Abaixo, as ações sociais que Weber considerava que não passavam pela racionalidade e se orientavam pelo subjetivismo:
Ação social afetiva - aquelas ações que fazemos porque cultivamos algum sentimento, positivo ou negativo, em relação às pessoas. Exemplos: presentear em determinadas datas; expressar o afeto tocando ou fazendo declarações.
Ação social tradicional - aqui se encaixam os costumes que seguimos por tradição ou hábitos. Exemplos: festas, maneira de cozinhar, vestir-se, etc.
Explicação: