Quais são as características da rede hidrográfica africana
Soluções para a tarefa
O rio Nilo, com 6700m, é o mais extenso do planeta. Ele nasce no planalto dos grandes lagos, nos lagos Vitória e Alberto, e após atravessar áreas desérticas do Saara desemboca no mar mediterrâneo, sob a forma de um grande delta.
A maioria dos rios africanos nasce próximo aos oceanos, mas em lugar de se dirigir diretamente a eles, corre em direção oposta, até o interior do continente e só chega ao mar depois de fazer alguns contornos bastante externos e curiosos.
O rio Níger, que nasce no maciço do Fouta Galon, próximo ao Atlântico, possui 4200km e faz um percurso curioso: Para não desaparecer na região semi-árida que contorna o Saara, ele descreve uma grande curva (Meandro), para desaguar posteriormente no litoral setentrional do golfo do Guiné no Atlântico.
Na parte meridonal do continente destacam-se o rio Zambeze, no qual se localiza a cachoeira de Vitória (120m de altura), e paralelamente a ele o rio Límpopo. Nas áreas desérticas e semi-áridas encontramos alguns cursos d'água que formam po ocasião das chuvas e são. Conhecidos pelo nome de Verds.
Completando o quadro hidrográfico da África nele se encontram-se inúmeros lagos de origem superfície e profunddidade mais diversas, como o lago vitória, o maior deles (68.100km) e a uma altitude de 1134m, a Tanganica, o Niassa e o Jchad.