quais são as características da carta de navegação
Soluções para a tarefa
Resposta:
Hidrográfico Brasileiro, cabe manter, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), todas as Cartas Náuticas em Águas Jurisdicionais Brasileiras atualizadas. Além das cartas náuticas em papel, o CHM produz, também, Cartas Raster e cartas náuticas eletrônicas (Electronic Navigational Chart – ENC).
As Cartas Náuticas são documentos cartográficos que resultam de levantamentos de áreas oceânicas, mares, baías, rios, canais, lagos, lagoas, ou qualquer outra massa d’água navegável e que se destinam a servir de base à navegação; são geralmente construídas na Projeção de Mercator e representam os acidentes terrestres e submarinos, fornecendo informações sobre profundidades, perigos à navegação (bancos, pedras submersas, cascos soçobrados ou qualquer outro obstáculo à navegação), natureza do fundo, fundeadouros e áreas de fundeio, auxílios à navegação (faróis, faroletes, bóias, balizas, luzes de alinhamento, radiofaróis, etc.), altitudes e pontos notáveis aos navegantes, linha de costa e decontorno das ilhas, elementos de marés, correntes e magnetismo e outras indicações necessárias à segurança da navegação.
As Normas Técnicas para construção das cartas náuticas são ditadas pela Organização Hidrográfica Internacional (OHI).
No que concerne às cartas náuticas em papel, a Base de Hidrografia da Marinha em Niterói (BHMN) é responsável pela sua impressão. Já a venda e distribuição são realizadas pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON) . Atualmente não existe mais a reimpressão da carta em grandes tiragens, mas sim, trabalha-se com o processo de impressão sob demanda. Quando o cliente realiza a compra de uma carta, a mesma é impressa e entregue atualizada, até o último aviso aos navegantes naquela data.
As cartas náuticas raster estão disponibilizadas gratuitamente para download no formato NOAA-BSB versão 3.0. A sua utilização não dispensa o uso concomitante das cartas náuticas em papel, atualizadas até o último aviso aos navegantes. Recomenda-se especial atenção para a necessidade de adoção do datum WGS-84, tanto no receptor GPS quando no programa de visualização utilizado.