quais são as características culturais da
sua cidade?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Patrimônio Cultural:
"Campos é considerada a segunda cidade do Brasil em arquitetura eclética, tendo a frente o Rio de Janeiro, mas possui a vantagem de possuir um conjunto compacto. Além do eclético outros estilos marcam a arquitetura campista, principalmente o neoclássico e o art-noveau. Também se destaca a arquitetura religiosa, rica em exemplares que vão do barroco ao moderno.
Mas, sem dúvida, os Solares (na foto acima, o Solar da Baronesa) originários do Ciclo Áureo do Açúcar são o que mais determinam a magnitude da arquitetura campista, de importância histórica na cidade e no país."(trecho extraído do Questionário Elucidativo). Clique na foto acima para vê-la ampliada.
Folclore:
"Sendo uma região marcada pela aristocracia rural durante muito tempo, Campos é rica em seu folclore, do qual destacamos as seguintes manifestações: danças típicas Jongo e Mana-Chica,lenda; Ururau da Lapa, e no carnaval o Boi Pintadinho, que a cultura transformou em Boi-de-Samba, sendo única esta manifestação do Boi no Brasil."
Principais Eventos Culturais:
Projeto Farol- Programação Cultural, Esportiva e de Lazer realizada durante o verão na praia de Farol de São Tomé.
Caminhada de Santo Amaro- Festa em louvor ao Padroeiro da Baixada Campista, realizada há mais de 327 anos ininterruptos.
Exposição Agro-Pecuária- Considerada a maior exposição de todo o estado, com duração de 10 dias. Realizada há mais de 36 anos.
Festa do Santíssimo Salvador- É a festa do padroeiro da cidade que consiste de programação sacra e profana, com quermesse, grandes shows populares, concertos de música erudita, festival de dança, atividades esportivas, etc.
Gastronomia:
A cana-de-açúcar determinou significativamente a culinária campista, tornando os doces da cidade afamados em todo o Brasil, e o campista conhecido como Papa-Goiaba, dado à fama da goiabada cascão. Sem dúvida, os doces típicos são a maior virtude turística do município e o grande fator de desenvolvimento econômico da região. A terra, propicia ao plantio da cana-de-açúcar, associada à colonização portuguesa, e mais forte, à Colônia Árabe fez com que Campos se especializasse na doceria, onde destacam-se: babas-de-moça, fios-de-ovos, rapaduras, quindins, bom-bocados, melados, goiabadas, e chuvisco (foto), certamente o mais famoso dos doces, que de Campos se espalhou pelo mundo.O chuvisco é um doce confeccionado à base de gema de ovo e sua origem é portuguesa, sendo fabricado em Campos há mais de 145 anos.
Além dos doces, Campos tem no robalo outro ponto forte em gastronomia. Muito apreciado na região, o robalo é servido de diversas maneiras, mas o forte é a moqueca, considerada sem igual. A culinária árabe, de tão apreciada, já faz parte do cotidiano das tradições gastronômicas da região.
Atrativos e Virtudes:
"Apesar de avaliado pelo Guia Verde Michelin com a cotação máxima, o município ainda não despertou para a importância do turismo no seu Desenvolvimento Econômico. Dentre o potencial turístico do município podemos destacar:
Cachoeira Tombo D'Água e o Parque do Desengano (ambos na região do Imbé) - predominância da Mata Atlântica;
Lagoa de Cima - lago cercado por outeiros, excelente para a prática de esportes náuticos, possuindo em sua orla a infraestrutura do Yatch Club Lagoa de Cima.
Pantanal da Costa Doce (Lagoa Feia e seu entorno) - região selvagem, possuidora de riquíssimo Eco-sistema.
Maciço do Itaóca - Elevação de onde se vislumbra toda a planície, tendo a seus pés a Lagoa de Cima. Perfeito para a prática de Vôo Livre.
Pedra Lisa - Elevação na região norte do município que se presta a prática de montanhismo e vôo livre.
Rio Paraíba do Sul - Corta a cidade de forma sinuosa, sendo sua principal espinha dorsal. Possui um extenso cais em sua margem direita, mais precisamente no centro das cidade, o Cais da Lapa, afeito a receber toda uma infra-estrutura para a prática de esportes náuticos.
Rio Imbé - Integrado ao Eco-Sistema do Parque do Desengano presta-se para a prática da canoagem, além da observação da fauna e flora.
Rio Muriaé - Afluente do Rio Paraíba, nos conduz por via fluvial ao Solar da Baronesa, o maior monumento arquitetônico da aristocracia rural do município.
Praia do Farol - Possui uma belíssima região de restinga em que predomina manguezais de rara beleza.