Quais são as áreas de intervenção da Onu???
Soluções para a tarefa
Resposta:
são 6 áreas de intervenção da ONU.
Explicação:
A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma instituição internacional que foi criada na sequência da 2ª Guerra Mundial com o objectivo de “manter a paz e a segurança a nível internacional, facilitar o estabelecimento de relações amistosas entre nações e promover o progresso social, melhores padrões de vida e os direitos humanos”.
Embora as actividades pelas quais a ONU é mais conhecida sejam a promoção e manutenção da paz, a gestão de conflitos e a assistência humanitária, esta organização tem um amplo espectro de acção que engloba desde a expansão da produção alimentar e a promoção da saúde a nível internacional ao desenvolvimento sustentável.
A ONU intervém nestes diferentes domínios através não só dos órgãos principais – Assembleia Geral, Conselho Económico e Social, Tribunal Internacional de Justiça, Conselho de Segurança, Conselho de Tutela e Secretariado – mas também por meio das suas Agências, Programas e outros Órgãos.
O UNEP – Programa das Nações Unidas para o Ambiente, é um desses organismos da ONU, especificamente aquele que se dedica a questões ambientais, tendo como missão “liderar e encorajar a formação de parcerias para cuidar do ambiente, inspirando, informando e tornando possível às nações e povos melhorar a sua qualidade de vida sem comprometer a das gerações futuras”.
Em pleno século XXI o UNEP considera que o mundo enfrenta desafios ambientais sem precedentes e para atingir os seus objectivos a médio-prazo, foi definida uma estratégia que concentra a sua acção em 6 áreas que considera prioritárias:
1. Alterações Climáticas – perante a inevitabilidade das Alterações Climáticas o UNEP pretende “reforçar a capacidade dos países, sobretudo aqueles em desenvolvimento, de integrar as respostas às Alterações Climáticas nos processos de desenvolvimento nacionais”
2. Eficiência de Recursos – numa época de consumo exacerbado o UNEP quer “garantir que os recursos naturais são produzidos, processados e consumidos de forma ambientalmente sustentável, abrindo alas à Economia Verde, em que o impacto ambiental é desligado do crescimento económico e os co-benefícios sociais são optimizados”
3. Desastres e Conflitos – perante cenários cada vez mais frequentes de desastres e de conflitos cruéis o UNEP ambiciona “minimizar as ameaças de origem ambiental ao bem-estar humano e as consequências dos desastres naturais e daqueles causados pelo Homem”
4. Governança Ambiental – uma vez que os desafios ambientais não reconhecem fronteiras o UNEP pretende “garantir que a governança ambiental e as interacções ao nível do país, região ou mundo são reforçadas para responder a prioridades ambientais”
5. Substâncias nocivas – porque pequenas quantidades de certas substâncias podem fazer grandes danos o UNEP que “minimizar o impacto no Ambiente e nas pessoas das substâncias nocivas e dos resíduos perigosos”
6. Gestão Ecossistemas – porque no mundo tudo e todos estão relacionados o UNEP faz questão de “garantir que os países utilizam a abordagem do ecossistema: a gestão global da terra, água e recursos vivos para promover a conservação e o uso sustentável de forma a potenciar o bem-estar humano.”