Quais são as adaptações necessárias para que pessoas com algum tipo de deficiência (visual, auditiva...) possam praticar: Vôlei, Basquete, Natação e Ciclismo? POR FAVOR! me ajudem não achei em nenhum outro site!
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Basquete
É um esporte que, à primeira vista, não poderia ser adaptado para a prática por pessoas com deficiência. Porém, ele tem ganhado cada vez mais espaço.
Quando nos referimos às pessoas com dificuldade para locomoção, o basquete, em nível de competições oficiais, deve ser praticado com cadeiras de rodas adaptadas e padronizadas à prática do esporte, seguindo uma certa linha.
Bocha adaptada
Ele é indicado para pessoas com paralisia cerebral e outros problemas neurológicos. A disputa consiste em lançar bolas — que podem ser vermelhas ou azuis —, de modo que elas cheguem o mais próximo possível da bola branca (jack).
O atleta pode disputar sozinho, em dupla ou em equipes maiores. Eles podem utilizar as mãos, os pés e, até mesmo, a cabeça como auxiliares. Se o participante tiver maior comprometimento dos membros, pode contar com o apoio de um assistente. Na classificação funcional, eles são divididos em quatro classes, conforme o grau da deficiência e da necessidade de auxílio ou não.
Tênis de mesa
As regras são as mesmas do tênis de mesa convencional. A única exceção é o saque, que é diferente para os usuários de cadeiras de rodas. Nesse caso, o sacador precisa fazer com que a bola ultrapasse a linha de fundo da mesa sem deixá-la sair pelas laterais. Além disso, para o tênis em cadeira de rodas, a bolinha pode pular duas vezes na mesa.
O saque deve ser feito com a mão contrária à que segura a raquete. Mas, para os atletas andantes que não têm condição de usar o braço livre — por causa de amputação ou outra deficiência —, é permitido utilizar a mão que segura a raquete para realizar o saque.
A grande vantagem desse esporte é que ele abrange quase todos os grupos, com exceção apenas para as pessoas com deficiências visuais. Além disso, os participantes podem competir sozinhos em duplas ou em times maiores.
http://blog.freedom.ind.br/6-esportes-praticados-por-pessoas-com-deficienci
Resposta:
Existem alguns critérios na hora da adaptação da modalidade. É aconselhável que o espaço (quadra, campo, pista, etc.) seja limitado e bem sinalizado, sem qualquer tipo de obstáculo que possa dificultar a locomoção dos atletas. Os materiais utilizados também devem ser apropriados para cada tipo de modalidade e deficiência. Além disso, algumas regras são alteradas para que atendam melhor ao perfil e às limitações de cada deficiência para que se tenha o máximo de igualdade entre os atletas.
Confira abaixo as modalidades mais usuais e melhor adaptáveis, de acordo com cada deficiência:
Deficiência visual: atletismo, ciclismo, futebol, judô, natação, goalball, hipismo, halterofilismo e esportes de inverno.
Deficiência auditiva: atletismo, basquetebol, ciclismo, futebol, handebol, natação, vôlei, natação, e muitas outras (quase as mesmas das pessoas sem deficiência, pois não existem grandes limitações dos deficientes auditivos).
Deficiência física: atletismo, arco e flecha, basquetebol em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, futebol para amputados e paralisados cerebrais, halterofilismo, hipismo, iatismo, natação, rugby, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, voleibol sentado e para amputados e modalidades de inverno.
CICLISMO
Os atletas podem competir em quatro tipos de bike, de acordo com a deficiência: convencional, triciclo, tandem e handbike.
Deficiências
Visual, físico-motora, paralisia cerebral
Provas
Estrada e pista
Gênero
Feminino e masculino
As Bikes e as
Deficiências
Convencionais
Atletas amputados e com outras deficiências físico-motoras. Podem ter adaptações específicas para o uso de câmbios e freios
Handbikes
Atletas com paralisia cerebral. Tem duas rodas atrás para maior equilíbrio
Triciclos
Atletas com paraplegia e tetraplegia. São impulsionadas pelos braços
Tandem
Atletas com deficiência visual e seus guias. Possuem dois bancos e quatro pedais
NATAÇÃO
As adaptações são feitas nas largadas, viradas e chegadas. Os nadadores cegos recebem um aviso do tapper, por meio de um bastão com ponta de espuma quando estão se aproximando das bordas. A largada também pode ser feita na água, no caso de atletas de classes mais baixas, que não conseguem sair do bloco. As baterias são separadas de acordo com o grau e o tipo de deficiência.
Físico-motora, visual, intelectual
BASQUETE
As cadeiras de rodas utilizadas por homens e mulheres são adaptadas e padronizadas pelas regras da Federação Internacional de Basquete em Cadeira de Rodas (IWBF).
deficiência
Física/motora
VÔLEI
No vôlei sentado, podem competir homens e mulheres que possuam alguma deficiência física ou relacionada à locomoção.
deficiência
Física e de locomoção
Gênero
Masculino e feminino
Os jogadores são divididos em dois grupos, de acordo com o grau de limitação ocasionado pela sua deficiência. Os com amputações e com problemas locomotores mais acentuados são classificados como VS1. Já os que possuem deficiências quase imperceptíveis como problemas de articulações leves ou pequenas amputações nos membros são classificados como VS2.
Cada equipe só pode contar com dois jogadores da classe VS2 no time. E os dois não podem estar em quadra ao mesmo tempo.
VS1
Deficiência Severa
VS2
Deficiência leve