Quais são as ações técnicas típicas de ataque no futsal
Soluções para a tarefa
Resposta:
Ações tácticas
ABRIR JOGO : Forma de jogar colectivamente com os jogadores mais abertos (distanciados), executando passes longos, de forma a criar espaços na defensiva contrária.
ADAPTAÇÃO DEFENSIVA :Manobra de ajuste defensivo, tendo em conta o ataque.
AJUDA : Princípio de colaboração entre jogadores de uma equipa no ataque e na defesa. No ataque os APOIOS são considerados uma forma de ajuda.
AMPLITUDE : Ataque no sentido transversal (largura) do campo.
ANTECIPAÇÃO : Acção defensiva que consiste em antever os movimentos de ataque para se adiantar no espaço e no tempo ao adversário, impedindo a recepção da bola.
APOIO : Jogador em condições de receber a bola como AJUDA ofensiva, para facilitara acção do colega de posse de bola.
ATACAR :Acção de quem tem a posse de bola e dentro dos princípios do jogo lhe compete procurar o golo. Também se pode utilizar nos sentidos ofensivo e defensivo de "... atacar a bola ".
ATAQUE PLANEADO ou ATAQUE ORGANIZADO : É o conjunto de acções ofensivas organizadas na procura da finalização em dado momento do jogo.
BLOQUEIO ou CORTINA : Acção ofensiva que consiste na interposição à acção defensiva de um adversário, para libertar o colega da marcação. Pode ser directa ou indirecta, consoante o colega tenha a posse de bola ou não.
COLOCAÇÃO :Conceito de dupla referência, quanto à técnica (posição) e à táctica (situação).
COMPENSAÇÃO ou COBERTURA : É uma forma de ajuda defensiva.
Posição defensiva para se opor a um atacante que ultrapassou um colega.
CONTENÇÃO : Aplica-se quando se pretende retardar o ataque ou defender mais recuado.
CONTRA - ATAQUE ou ATAQUE RÁPIDO : Acção de jogo ofensivo rápido e em superioridade numérica ou posicional. Acção de resposta rápida ao ataque adversário.
DEFESA ACTIVA : Aplica-se quando se pretende ganhar rapidamente a posse de bola, criando situações de superioridade 2x1.