Geografia, perguntado por Usuário anônimo, 10 meses atrás

quais são as 4 fases de um ciclone?

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrielardezan
1

Os ciclones são classificados segundo sua origem, intensidade e também por suas características, como formato e modo de circulação do ar.

Os ciclones podem ser classificados em:

→ Tropical

Sistema de baixa pressão que apresenta circulação fechada de ventos, umidade elevada e alta temperatura, associado a intensas tempestades e a ventos em alta velocidade. Não possui frente fria associada e é caracterizado por apresentar-se em forma de uma massa de nuvem arredondada.

Esse tipo de ciclone pode variar o seu tamanho e é medido a partir da distância limite em relação ao centro, conhecida como “raio de vento máximo”. Forma-se geralmente na latitude entre 20º ao sul e 20º ao norte, ou seja, no entorno dos trópicos.

→ Subtropical

Sistema de baixa pressão, assim como os ciclones tropicais, não possui frente fria associada à sua formação e apresenta-se também como uma massa de nuvem arredondada. O centro desse tipo de ciclone apresenta temperatura mais elevada do que a da atmosfera ao redor. Possui tamanho horizontal menor do que os ciclones extratropicais e provoca grande volume de chuva e ventos de maior intensidade. Forma-se entre os trópicos.

→ Extratropical

Sistema de baixa pressão caracterizado por ser formado em médias e altas latitudes, ou seja, fora dos trópicos. Difere-se do ciclone tropical e subtropical por estar associado a frentes frias. Seu formato remete a um espiral, e o seu centro apresenta baixa temperatura em relação à atmosfera vizinha. Esse sistema favorece a formação de chuvas moderadas e ventos fortes.

Leia mais: Trópicos da Terra

Ciclone e anticiclone

Enquanto os ciclones representam áreas de baixa pressão atmosférica, ou seja, uma zona de convergência de ventos, os anticiclones representam áreas de alta pressão atmosférica, ou uma zona de dispersão de ventos.

Isso ocorre porque as massas de ar tendem a movimentar-se de uma zona de alta pressão para uma de baixa pressão. Assim, o sistema de baixa pressão, ou ciclones, representa regiões de instabilidade, caracterizadas por chuvas intensas e fortes ventos. Já o sistema de alta pressão, ou anticiclones, representa regiões de tempo estável, normalmente seco e sem a presença de nuvens.

A movimentação dos ventos para os dois sistemas é diferente. Nos ciclones, os ventos circulam em sentido horário no Hemisfério Sul e em sentido anti-horário no Hemisfério Norte. Já nos anticiclones, os ventos movimentam-se em sentido horário no Hemisfério Norte e em sentido anti-horário no Hemisfério Sul.

Perguntas interessantes