História, perguntado por lobinha6, 10 meses atrás

quais são as 3 propostas de Deus?

Soluções para a tarefa

Respondido por Gilverso
1
1ª Proposta: Servir neste lugar. (8:25).

 

Uma das primeiras exigências que Deus faz, é que reconheçamos a necessidade de sair de onde estamos. E a proposta de satanás é que você pode servir a Deus, sem precisar mudar nada na sua vida.  As vezes, a pessoa não sabe que está perdida, até que receba a notícia que pode ser salva. Nós nunca iremos desejar a liberdade, se não entendermos que somos escravos. Nós nunca iremos desejar a salvação, se não entendermos que estamos perdidos e condenados.

Por isso Deus quer que nós reconheçamos o lugar de perigo onde estamos. E o primeiro passo é ter a disposição para sair do lugar onde estamos. Essa é a característica do arrependimento bíblico, condição necessária para a salvação.

A libertação depende da disposição do libertador para libertar, mas também depende da pessoa escrava em desejar mudar. Ninguém interfere na liberdade de escolha do homem. (O usuário de craque precisa desejar ser internado para recuperação).

O convite de Deus deixa bem claro que  ele não pretende apenas melhorar a nossa vida. Ele pretende fazer algo novo. Deus quer tirar o nosso pensamento, nossa visão, desta terra. Satanás trabalha para nos prender aqui nesta terra. “Agrave-se o serviço sobre estes homens, para que se ocupem nele, e não confiem em palavras de mentira.” (Ex 5:9).Deus deixa bem claro que ele deseja formar um povo diferente das características deste mundo. Deus fala de um povo especial. Um povo especial aqui na terra. “Salvai-vos desta geração perversa”. (At 2:40).

(Não deve haver entre a igreja e o mundo: Sociedade, comunhão, concordância, participação, consenso. “Saí do meio deles, apartai-vos, não toqueis nada imundo”.(II Co 6:14-18).  “Não vos associeis com as obras infrutuosas das trevas, antes, pois, condenai-as.” (Ef 5:11). “Se não  expulsares, os que ficarem se tornarão espinho, vão incomodar”. (Nm 33:55.

Como é que eu saio do meio de um povo, sem sair fisicamente do meio deles? “Não sois deste mundo”. Jesus orou: “Não peço que os tire do mundo, mas que os livre do maligno”.

É quando eu assumo a idéia de influenciar o ambiente onde estou e não deixar  ser influenciado. Se eu desejo estar no meio deles que seja com um propósito – reconciliar a pessoa com Deus.

Devo estar no meio deles só se for para servir, não para ser servido. “Embora eu seja livre para com todos, fiz-me de servo de todos, para ganhar ainda mais”. (I Co 9).  Fiz-me de servo – fiz-me como judeu – fiz-me de fraco – subjugo o meu corpo e reduzo à servidão- “Fiz-me tudo para com todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns”.  O meu desejo de permanecer no meio deles é só por um motivo – ganha-los para o Senhor.

Mas tem gente que quer estar no meio do mundo, porque gosta de lá. Deseja participar de tudo que eles participam. É necessário ter um propósito firme para isso, e aguardar de Deus uma estratégia certa para agir.

 

2ª Proposta: Não vá muito longe. (8:28).

Satanás não quer que você se envolva demais com as coisas de Deus. Nesta ocasião, Faraó pediu que Moisés orasse por ele. Não vá muito longe e eu posso continuar sendo seu amigo. A proposta de Deus era que o povo saísse totalmente.  “É certo que vos expulsará completamente, ou totalmente).(Ex 11:1).  Quem se envolve com o reino de Deus deve estar disposto a perder algumas características deste reino do mundo. “Andar em novidade de vida”. Servir a Deus na divisa do Egito é tão perigoso quanto permanecer  no Egito. Basta lembrar da experiência de Ló que escolheu viver ao lado de Sodoma.

Quando Jesus disse: “Quem não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo,” (Lc 14), Jesus estava falando na questão de prioridade. Essa prioridade traz uma  disposição de ir longe com ele. Se Jesus não ocupa o primeiro lugar no nosso coração, dificilmente ele poderá fazer alguma coisa em nós.

Embora tenhamos a responsabilidade de influenciar a nossa geração, não devemos achar que precisamos ser o melhor em tudo, que vamos conquistar tudo e vamos mudar tudo. Deus te chama para que você seja servo. Não há como servi-lo sem se dedicar a ele.

 

         3ª Proposta: Que vão somente alguns da família ((10:8,10).

Perguntas interessantes