História, perguntado por EstudanteVirtual9ano, 1 ano atrás

quais são as 3 principais correntes socialistas que surgiram na europa na segunda metade do século 19 assinalando as diferencas entre elas ?

Soluções para a tarefa

Respondido por Bardo
151
Socialismo Utópico: mostrava a "sociedade ideal" sem mostrar os meios de chegar a ela.

Socialismo Científico: O de Karl Marx e Engels, baseado na análise econômica

Social democracia: União de socialismo e democracia

Nenhum presta e só trouxe desgraças para a sociedade.
Respondido por EduardoPLopes
36

As três principais correntes socialistas surgidas na Europa na segunda metade do século XIX foram o Socialismo Científico, o Socialismo Anarquista e o Socialismo Evolucionário (ou Fabiano).

O Socialismo Científico era marcado pelo emprego de um método que se pretendia científico - o que o diferenciava dos anarquistas - , com passos metodológicos e estágios intermediários para fazer a revolução - sendo a ideia de revolução uma diferença entre eles e os evolucionários.

Já os Anarquistas defendiam uma concepção mais utópica e individualista de revolução, enquanto que os Evolucionários defendiam não a revolução, mas as reformas sucessivas da sociedade, de modo que se construísse, por meio do Parlamento, a sociedade socialista.

Há, ainda, uma quarta vertente, o socialismo utópico, mas esta surgiu ao final do século XVIII/primeira metade do século XIX, sendo anterior às outras 3.

Mais sobre a Revolução Russa, a mais importante das revoluções socialistas em:

brainly.com.br/tarefa/20528976

Perguntas interessantes