quais são as 17 regras do futebol?
(explique cada uma delas)
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Regra 1: o terreno
O campo de jogo deve ser retangular, com um máximo de 120 m e um mínimo de 90 m de comprimento, por uma largura máxima de 90 m e mínima de 45 m.
Regra 2: A bola
A bola de jogo deve:
Ser esférica;Ser de borracha ou outro material duro;Com uma circunferência não superior a 70 cm e não inferior a 68 cm;Com peso não superior a 450 g e não inferior a 410 g, no começo da partida.
Regra 3: os jogadores
A partida será jogada por duas equipes formadas por no máximo 11 jogadores e no mínimo 7. A partida não pode ser iniciada se um dos times estiver com menos de sete jogadores, dos quais um será o goleiro.
Regra 4: equipamento dos jogadores
Os jogadores não podem utilizar nenhum objeto que seja perigoso para eles mesmos ou para os demais jogadores (incluindo qualquer tipo de jóias).
Regra 5: o árbitro central
Cada partida será controlada por um árbitro, que terá a autoridade total para se fazer cumprir as regras de jogo na partida para a qual tenha sido designado.
Regra 6: os árbitros assistentes
São dois os árbitros assistente. Deverão ser designados aos dois árbitros assistentes, sempre submetido à decisão do árbitro e tem o dever de indicar:
Regra 7: duração da partida
A partida deve durar 90 minutos, divididos em dois tempos de 45 minutos, com um intervalo de no máximo 15 minutos.
Regra 8: o início e o reinício do jogo
Para começar será lançada uma moeda e a equipe que ganhar começará dando uma direção ao jogo.
Regra 9: a bola em jogo e fora de jogo
A bola está fora de jogo quando:
Tiver ultrapassado completamente uma das linhas que delimitam o campo, seja por terra ou pelo ar;O jogo tiver sido interrompido pelo árbitro.
A bola está em jogo quando:
Rebater nas traves,travessões ou nas bandeirinhas de canto;Rebater no árbitro ou nos assistentes.
Regra 10: o gol
Quando um jogador chuta uma bola para o gol do seu time é gol contra, que significa que o jogador fez um gol pelo time adversário (a favor do time adversário).
Regra 11: o impedimento
A regra de impedimento entende-se melhor quando a dividimos em duas partes: a posição de impedimento e a marcação da irregularidade.
Regra 12: faltas e condutas irregulares
Caso seja marcada a falta, as opções do árbitro são as seguintes:
Tiro livre direto
pênalti
tiro livre indireto
Regra 13: tiro livre direto
Tanto para os tiros livres indiretos como para os diretos, a bola deverá estar imóvel quando se lança o tiro e o executor não poderá voltar a jogar a bola antes de que esta tenha tocado a outro jogador.
Regra 14: pênaltis
Será concedido um tiro penal contra a equipe que cometer uma das dez faltas que levam a um tiro direto, dentro de sua própria área penal enquanto a bola está em jogo.
Regra 15: arremesso lateral
Arremesso lateral
O lançamento lateral deve ser executado com as mãos, sempre repondo a bola em jogo quando esta sair por uma das linhas laterais.
Regra 16: tiro de meta
Tiro de meta
O tiro de meta é um dos métodos para reiniciar a partida.
Regra 17: o pontapé de canto
O escanteio ou pontapé de canto é um dos métodos para recomeçar o jogo.
O campo de jogo deve ser retangular, com um máximo de 120 m e um mínimo de 90 m de comprimento, por uma largura máxima de 90 m e mínima de 45 m.
Regra 2: A bola
A bola de jogo deve:
Ser esférica;Ser de borracha ou outro material duro;Com uma circunferência não superior a 70 cm e não inferior a 68 cm;Com peso não superior a 450 g e não inferior a 410 g, no começo da partida.
Regra 3: os jogadores
A partida será jogada por duas equipes formadas por no máximo 11 jogadores e no mínimo 7. A partida não pode ser iniciada se um dos times estiver com menos de sete jogadores, dos quais um será o goleiro.
Regra 4: equipamento dos jogadores
Os jogadores não podem utilizar nenhum objeto que seja perigoso para eles mesmos ou para os demais jogadores (incluindo qualquer tipo de jóias).
Regra 5: o árbitro central
Cada partida será controlada por um árbitro, que terá a autoridade total para se fazer cumprir as regras de jogo na partida para a qual tenha sido designado.
Regra 6: os árbitros assistentes
São dois os árbitros assistente. Deverão ser designados aos dois árbitros assistentes, sempre submetido à decisão do árbitro e tem o dever de indicar:
Regra 7: duração da partida
A partida deve durar 90 minutos, divididos em dois tempos de 45 minutos, com um intervalo de no máximo 15 minutos.
Regra 8: o início e o reinício do jogo
Para começar será lançada uma moeda e a equipe que ganhar começará dando uma direção ao jogo.
Regra 9: a bola em jogo e fora de jogo
A bola está fora de jogo quando:
Tiver ultrapassado completamente uma das linhas que delimitam o campo, seja por terra ou pelo ar;O jogo tiver sido interrompido pelo árbitro.
A bola está em jogo quando:
Rebater nas traves,travessões ou nas bandeirinhas de canto;Rebater no árbitro ou nos assistentes.
Regra 10: o gol
Quando um jogador chuta uma bola para o gol do seu time é gol contra, que significa que o jogador fez um gol pelo time adversário (a favor do time adversário).
Regra 11: o impedimento
A regra de impedimento entende-se melhor quando a dividimos em duas partes: a posição de impedimento e a marcação da irregularidade.
Regra 12: faltas e condutas irregulares
Caso seja marcada a falta, as opções do árbitro são as seguintes:
Tiro livre direto
pênalti
tiro livre indireto
Regra 13: tiro livre direto
Tanto para os tiros livres indiretos como para os diretos, a bola deverá estar imóvel quando se lança o tiro e o executor não poderá voltar a jogar a bola antes de que esta tenha tocado a outro jogador.
Regra 14: pênaltis
Será concedido um tiro penal contra a equipe que cometer uma das dez faltas que levam a um tiro direto, dentro de sua própria área penal enquanto a bola está em jogo.
Regra 15: arremesso lateral
Arremesso lateral
O lançamento lateral deve ser executado com as mãos, sempre repondo a bola em jogo quando esta sair por uma das linhas laterais.
Regra 16: tiro de meta
Tiro de meta
O tiro de meta é um dos métodos para reiniciar a partida.
Regra 17: o pontapé de canto
O escanteio ou pontapé de canto é um dos métodos para recomeçar o jogo.
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