Artes, perguntado por Beatriuz8619, 4 meses atrás

Quais recursos os artistas do século 19 usavam para criar cartazes publicitários

Soluções para a tarefa

Respondido por bsoarestv
0
Publicidade e arte sempre mantiveram relações próximas ao longo da história. Não raro, peças publicitárias eram inspiradas na literatura, artes visuais e filmes, e sempre foi comum o intercâmbio de ideias entre as duas áreas. No entanto, talvez o período em que essa simbiose foi mais forte foi a Belle Époque (1880-1918), durante a Era de Ouro do Pôster.
No final do século XIX uma febre tomou conta da Europa e das principais cidades da América, com uma nova forma de publicidade. Nas ruas e praças das cidades que viviam a pleno a Revolução Industrial proliferavam imagens coloridas e exuberantes criadas por alguns dos mais talentosos artistas do período, extasiando uma população carente de beleza.
Durante séculos, a produção e impressão de imagens era um processo muito trabalhoso e caro, que necessitava prensas gráficas imensas e técnicas complexas. Isso só mudou no ano de 1796, com a invenção da litografia. A técnica, criada pelo ator e dramaturgo tcheco Alois Senefelder, consiste em desenhar sobre uma base, que originalmente era feita da rocha calcário, e tratar a superfície com soluções químicas que fixam o desenho. No fim do século XIX, o uso de placas de zinco no lugar das de pedra passou a permitir a preparação de peças com diferentes cores, para produzir cartazes coloridos e de tamanhos variados, de um jeito fácil e barato.
Esse avanço permitiu a existência do pôster, apesar de destituído de cor e valor artístico, mas a arte da propaganda ainda não havia sido inventada. Para isso ocorrer, era necessária a intervenção do francês Jules Cheret (1836-1932). Considerado o precursor do affiche (pôster de publicidade), guiou uma geração espetacular de artistas. Nomes como Alphonse Mucha, Pierre Bonnard, Jean-Louis Forain, Henri de Toulouse-Lautrec, entre outros, lideraram essa revolução do design e em grande parte se inspiraram na estética das gravuras japonesas. As paredes dos edifícios e os muros de Paris nunca mais foram os mesmos ao serem adornados de obras de arte que passaram a compartilhar da mundanidade cotidiana.

Perguntas interessantes