Quais reações a vacina astrazeneca pode causar.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Como praticamente qualquer medicamento, as vacinas contra COVID-19 possuem efeitos colaterais, que podem se manifestar com mais ou menos intensidade, conforme o paciente. A bula da vacina AstraZeneca divide os efeitos colaterais em quatro grupos:
Explicação:
Efeitos muito comuns: sensibilidade, dor, sensação de calor, coceira ou hematoma no local da aplicação; sensação de indisposição de forma geral; sensação de cansaço (fadiga); calafrios ou febre; dor de cabeça; enjoos (náusea); dor nas articulações ou dor muscular.
Efeitos comuns: inchaço, vermelhidão ou um caroço no local da aplicação; febre; enjoo (vômito) ou diarreia; sintomas semelhantes aos de um resfriado (febre acima de 38 °C, dor de garganta, coriza, tosse e calafrios).
Efeitos incomuns: sonolência ou sensação de tontura; diminuição do apetite; dor abdominal; linfonodos (ínguas) aumentados; suor excessivo, coceira na pele ou erupção na pele.
Efeitos muito raros: reação alérgica grave a algum componente da vacina podem ocasionar inchaços graves nos lábios, face, boca e garganta (o que pode causar dificuldade em engolir ou respirar).
O imunizante da AstraZeneca também tem ligação com a formação de coágulos em uma pequena parcela de pessoas vacinadas – a maioria mulheres com baixos níveis de plaquetas no sangue. Em abril, o Reino Unido registrou 168 casos graves de coágulos após a aplicação da vacina, com 32 mortes.
Apesar disso, as autoridades sanitárias do Reino Unido afirmam que “os benefícios da vacina superam os riscos na maioria das pessoas”, uma vez que a esmagadora maioria não apresentou reações adversas graves: mais de 21 milhões de pessoas já receberam ao menos a primeira dose do imunizante por lá.