Administração, perguntado por MarcosAraujo94, 8 meses atrás

quais razões que o rigam as empresas criarem novos produtos​

Soluções para a tarefa

Respondido por MagnoBritto
0

Resposta:

O processo estratégico de inovação é muito mais que o desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e serviços. Envolve a criação de novos modelos de negócios, novas formas de atender necessidades dos consumidores, novos processos organizacionais, novos meios de competir e cooperar no ambiente empresarial.

A importância da inovação, de uma maneira geral, é percebida como essencial para a sobrevivência num cenário cada vez mais competitivo e globalizado, entretanto poucas empresas exercem algum tipo de iniciativa para colocá-la em prática. Existem duas causas para que isto não ocorra com tanta freqüência: a visão ultrapassada sobre inovação e desconhecimento de ferramentas que ajudam colocá-la em prática.

Moysés Simantob, professor da FGV, co-fundador e coordenador doFórum de Inovação da FGV, conta nesta entrevista para a FNQ em Revista mais detalhes sobre inovação.

Em que contexto inovação tem a ver com estratégia?

Penso inovação como uma mudança que gera um padrão de desempenho novo ou superior para a empresa e estratégia como a capacidade de alinhar esforços de um time para a implementação de uma iniciativa. A inovação como estratégia central da empresa orienta investimentos, define o foco de pesquisas e de novos desenvolvimentos a partir do ponto de vista do mercado. A intenção da inovação é a criação de valor para o negócio, enquanto a estratégia ordena e disciplina as condições necessárias para se chegar lá. Vejamos hoje o que ocorre com empresas que estão liderando mercados, a inovação está no DNA, se manifesta tanto em áreas técnicas como em áreas de relacionamento com clientes. Se a inovação é estratégia da empresa não importa onde ela se origina, se vem estimulada de dentro ou de fora da empresa, todos se sentem co-responsáveis em sustentar uma posição de líder e brigam por isso com afinco, dando o melhor de si, dotados com autonomia, paixão e imaginação em tudo que fazem.

Quais são os principais campos de ação da inovação?

Qualquer um em que seja possível alterar o status quo, criar novas regras, questionar ortodoxias e convenções, romper com o pensamento vigente em busca de novos pontos de vista. Classicamente há muitas tipologias em que a inovação é classificada. Nós do Fórum de Inovação da FGV, gostamos de trabalhar com aquela que nomeia inovações de produto/serviço, processo, gestão e conceito de negócio, onde a inovação tecnológica é subjacente a todas as anteriores, uma vez que se pode notar tanto tecnologias aplicadas a produtos e serviços (com tecnologia de telefonia móvel para serviços financeiros), quanto para automação de processos (com sistemas integrados de gestão).

As empresas, normalmente, inovam visando o lucro? Quais outros aspectos que devem ser visionados pela inovação?

Em nosso segundo livro da série Organizações Inovadoras Sustentáveis , Prof. Barbieri e eu nos ativemos ao conceito da sustentabilidade. Junto com vários outros autores e com o foco no estudo de caso da Embrapa questionamos: Mas o que é uma organização inovadora sustentável e qual sua importância econômica e social? Como transpor esse conceito para práticas gerenciais? E para que inovar? Encontrar respostas a questões centrais como essas nos pareceu relevante, sobretudo, no momento presente em que os problemas particulares das organizações não podem mais ser pensados em seus próprios contextos e precisam ser posicionados, cada vez mais, no contexto planetário. Dessa forma, uma agenda empresarial que contemple o chamado Triple bottom line, isto é, a destinação econômica aliada à socioambiental pela organização passa a gozar de maior aceitação e prestígio pelas boas práticas da governança corporativa e pelos preceitos da responsabilidade social à medida que as pressões sociais crescerem.

Perguntas interessantes