quais processos de separação são usados para separar sulfeto de zinco + ganga?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A flotação é um tipo de processo físico de separação de misturas heterogêneas. Essa técnica consiste em adicionar bolhas de ar ao meio para que as partículas em suspensão no líquido aglutinem-se a essas bolhas. A espuma formada pode então ser removida, arrastando consigo as partículas de impurezas.
Esse processo é o contrário do que acontece na sedimentação, pois, neste último método de separação de misturas, as partículas em suspensão vão se depositando no fundo do recipiente pela ação da gravidade e são posteriormente retiradas por decantação, por exemplo. Já a flotação leva as partículas à superfície da mistura. A palavra flotation (flotação em inglês), inclusive, transmite a ideia de “flutuação”.
Para que as partículas possam ser arrastadas na flotação, é necessário que elas sejam coloidais, ou seja, que tenham o diâmetro entre 1 nm e 1000 nm. O texto Coloides ou Dispersões Coloidais explica bem sobre esses tipos de suspensões.
Essa técnica de flotação foi descoberta em 1886 por Carrie Everson. Ela estudava Química e Metalurgia com seu marido e registrou a patente desse processo.
Uma das áreas mais importantes de utilização desse método é na mineração, principalmente na separação de minerais e extração de cobre da calcopirita (CuFeS2), que é mostrada a seguir:
Essa flotação do minério consiste em misturá-lo de forma pulverizada com óleo, água e detergente, e depois borbulhar ar através dessa mistura. O sulfeto mineral que está recoberto de óleo junta-se às bolhas e fica na superfície. Já o resíduo que é pobre em cobre (ganga) fica no fundo do recipiente e é descartado.
Explicação: