quais problemas socias , ambientais e infraestrututras que rio preto sofre ?
Soluções para a tarefa
O lixo em ruas e avenidas de São José do Rio Preto (SP), descartado incorretamente, contribui para o agravamento das enchentes na cidade. Nos últimos dias, o problema vem sendo frequente e chamou a atenção das autoridades.
O Tem Notícias percorreu diversos bairros para mostrar o quanto a atitude tem complicado a vida de diversos moradores e da cidade. Em dias de chuva, o entulho ao lado das nascentes vai parar dentro de córregos e rios, uma realidade preocupante para uma cidade que vive dias de pânico toda vez que chove forte.
Na marginal no bairro São Francisco, próximo à Rodovia BR-153, a situação é caótica. O local onde muitas empresas estão instaladas sofre com o descarte de lixo e restos de material de construção. Os comerciantes ajudam a manter a marginal limpa, mas a situação é freqüente.
Na Vila Toninho a situação se repete. Os moradores reclamam, mas a situação só piora. É o que acontece também no Cristo Rei, onde até o canteiro central da avenida principal do bairro foi usada para deixar detritos.
Na represa municipal, a situação é complicada. A enxurrada dos últimos dias levou para o lago garrafas, sacolas plásticas e muita sujeira. Quem vai aproveitar a paisagem do local se surpreende com tanto lixo.
A Prefeitura de Rio Preto, em nota, disse que o descarte irregular de entulho ou restos de móveis em qualquer terreno baldio ou até mesmo nas proximidades de pontos de apoio é considerado crime ambiental, passível de multa. De acordo com a legislação vigente, se ocorrer o flagrante a multa é de R$ 3,8 mil. "O bem público interessa a todo mundo, infelizmente não temos isso. E isso não é apenas um problema em Rio Preto, mas em todo o país. A solução da cidade está na participação de cada um. A prefeitura está cumprindo com a sua parte”, afirma o secretário do Meio Ambiente, José Carlos Lima Bueno.
Após forte chuva no interior de SP, prefeituras contabilizam estragos
Chuva alaga principal avenida e arrasta carros em Rio Preto, SP
Obras antienchente
A Secretaria de Planejamento de Rio Preto informou que até agora foi feita apenas parte da obra antienchente na avenida Philadelpho Gouvea Neto. A etapa que deve resolver os problemas nas avenidas Alberto Andaló, Bady Bassitt, Brasilusa e Juscelino Kubitschek deve começar ainda neste semestre, mas depende da liberação de um convênio. Os detalhes para a liberação da verba estão sendo acertados nesta semana.