quais problemas sociais acompanham o crescimento urbano no litoral brasileiro?
Soluções para a tarefa
O processo de urbanização no Brasil se intensificou a partir da década de 1950. As atividades industriais se expandiram, atraindo cada vez mais pessoas para as cidades.
Porém, a urbanização sem um devido planejamento tem como consequência vários problemas de ordem social. O inchaço das cidades, provocado pelo acúmulo de pessoas, e a falta de uma infraestrutura adequada gera transtornos para a população urbana.
As grandes cidades brasileiras enfrentam diversos problemas, destacam-se as questões da moradia, desemprego, desigualdade social, saúde, educação, violência e exclusão social.
O acesso à moradia com as devidas condições de infraestrutura (saneamento ambiental, asfalto, iluminação, etc.) não atinge todas as camadas da população brasileira. É cada vez mais comum o surgimento e ampliação de favelas desprovidas de serviços públicos. Outro agravante são as pessoas que não conseguem obter renda suficiente para ser destinada à habitação, e acabam utilizando as ruas da cidade como espaço de moradia.
espero ter ajudado
Com o crescimento urbano acelerado no litoral Brasileiro, (em outras regiões também), os problemas sociais são: as favelas, os sem-teto, os cortiços, ou seja, pouco ou nenhum saneamento básico, aglomeração de pessoas, causando, por exemplo, faltas de vagas nas escolas e falta de empregos tudo isso são alguns dos mais graves problemas sociais acarretados pela alta urbanização.