Geografia, perguntado por geovaninhavi, 1 ano atrás

quais problemas ambientais podem ser decorrentes da prática do garimpo ?

Soluções para a tarefa

Respondido por GuilhermeCastro7
16

O garimpo é a forma manual de exploração do solo que tem por finalidade a extração de minerais valiosos. O trabalho é realizado, na maioria das vezes, de forma independente e ilegal, apesar de ser uma atividade normalizada pelo Governo Federal. Essa prática de exploração dos recursos minerais existe desde o século 18 no país e, apesar da massiva ilegalidade e dos grandes impactos ambientais e à saúde do trabalhador, continua em atividade e representa quase 4% do PIB nacional, cerca de R$ 70 milhões por ano.

Para uma melhor compreensão, o garimpo resume-se na retirada de minerais nobres como ouro, prata e pedras preciosas no solo e subsolo das margens dos rios e dentro de grutas. Utilizando recursos baratos, logo, é uma atividade de custo de mão de obra baixo. O garimpo é uma função importante para a economia do país, porém, existe uma série de paradoxos e contradições que envolvem o que diz a constituição e como é praticado.

Respondido por mhelenabarret
34
aumento da demanda sobre bens e serviços ambientais (água, solo, oceanos, biodiversidade, etc.).
Geração de resíduos e/ou processos poluentes (industria de produtos químicos, resíduos da construção civil, etc.).
Produção de passivos ambientais que podem vim a comprometer o meio ambiente (barragens de resíduos químicos, tanques em postos de combustíveis, etc). 
Erosões, desmatamento, contaminação da água por mercúrio, etc.
Perguntas interessantes