Filosofia, perguntado por robertmaroni20pe62fa, 10 meses atrás

Quais principios devem reger a ação dos homens na pólis, de acordo com Aristoteles?​

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
6

Para Aristóteles, a criação da cidade é um impulso natural inerente ao homem, isto é, a cidade é por natureza porque é ato do próprio homem. Ato que tem origem na sua natureza política, ou seja, a realização de sua essência.

A polis existe por natureza porque ela permite o homem realizar sua natureza. Ela é uma seqüência do movimento da natureza. Ela existe para aperfeiçoá-lo.

Em Aristóteles, a ideia de organização comunitária que definiria a cidade tem por base o conceito de harmonia. A cidade é ação organizada segundo uma hierarquia que é construída pela constituição. Esta ação tem como finalidade o bem comum daqueles que governam e dos governados.

Assim, a noção de cidadania em Aristóteles tem como objetivo a determinação de cada um ocupando e exercendo seu lugar na sociedade segundo o conceito de hierarquia pelo de igualdade. A relação política acontece entre semelhantes.

No modelo de Aristóteles, a cidade não é o Estado, mas sim os cidadãos. Pertencer à polis é agir como cidadão com cidadãos. A cidade como comunidade política é muito mais coisa comum do que ato comum. Ela, se organiza em função das ações participativas de semelhantes que encontram uma justa proporção de interesses.

Aristóteles referindo-se à educação diz que é “preciso conduzir, graças à educação, a cidade a ser comum e uma”, assim é que os cidadãos serão capazes de viver segundo a felicidade.

Podemos, então, dizer que a cidade é uma comunidade verdadeiramente política quando for ética.Toda cidade deve ser solidamente organizada para que aí possa existir uma economia, uma política que sejam éticas e que se revertam para o bem comum em forma de educação, saúde, alimentação, moradia, segurança, etc. Enquanto os homens forem capazes de compreender isto eles poderão subsistirem juntos.

Bons estudos!

Perguntas interessantes