História, perguntado por vitoriasilva150506, 1 ano atrás

Quais principais acontecimentos políticos e econômicos ocorreram no Brasil na década 70?

Soluções para a tarefa

Respondido por alicesantos2014com
2

Resposta:

-Política interna

Durante a década de 1970, três generais se sucedem no governo do Brasil. A ditadura militar implantada em 1964 atinge o apogeu durante a primeira metade do decênio, ao fim da qual começa a se abrandar. O AI-5 vigora por quase todo o período, assim como o sistema bipartidário, com a Aliança Renovadora Nacional (Arena) dando sustentação ao governo e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) fazendo oposição. Os primeiros cinco anos são de prosperidade sob os auspícios do chamado "milagre brasileiro", mas depois a economia entra em crise com a alta dos juros internacionais e do preço do petróleo. A década se aproxima do fim com o ressurgimento dos movimentos sociais e se fecha com o início da redemocratização.

-Governo Médici

No início dos anos 70, o regime militar contava com um vasto e verticalizado sistema de inteligência e repressão política que incluía, do topo para a base, órgãos como o Serviço Nacional de Informações (SNI), os centros de informações do Exército (CIEx), Marinha (Cenimar) e Aeronáutica (Cisa), as Delegacias de Ordem Política e Social (Dops), os Destacamentos de Operações de Informações/Centro de Operações de Defesa Interna (Doi-Codi), etc.

-Governo Geisel

Nos governos precedentes, fora maciça a presença de ministros militares em pastas civis. Aliás, a militarização da administração pública pós-1964 não se dava apenas na cúpula governamental, senão também no comando de empresas estatais e em cargos de segundo escalão. Outra peculiaridade da máquina administrativa da época era a ênfase na tecnocracia ou tecnoburocracia, caracterizada pela ocupação de cargos técnicos por técnicos, e não por políticos. Em sua gestão, Geisel mantém essas características, mas diminui a militarização do ministério ao pôr civis em pastas civis.

-Economia

Entre 1968 e 1974, o Brasil cresce como nunca antes em sua história e se torna a oitava maior economia do mundo, graças ao que se chamou de "milagre brasileiro". Durante esse período, tendo como base a expansão da indústria, das exportações, do emprego e do mercado interno, além de vultosos empréstimos externos, o Produto Interno Bruto (PIB) cresce em média 10% ao ano. Ao mesmo tempo, através de medidas de controle da moeda, dos salários – que ficou conhecido como "arrocho salarial" – e dos preços dos produtos industrializados, a inflação, anteriormente descontrolada, é mantida estável em torno de 20%.

Política externa

Denominada Diplomacia do Interesse Nacional, a política externa do governo Médici privilegia a questão do desenvolvimento, primando por relações bilaterais em que os interesses econômicos prevalecem sobre a ideologia.

-População

De 1970 a 1980, a população brasileira cresce 28% – menos que nas décadas de 1960 (33%) e 1950 (35%) –, passando de 93 para 119 milhões de pessoas. No mesmo período, a população rural, que desde a década de 40 vinha crescendo cada vez menos que a urbana, não só pára de crescer como diminui, caindo de 41 para 38,6 milhões, um recuo de 6%. Por sua vez, a população urbana aumenta 54%, saltando de 52 para 80 milhões de pessoas e passando de 56% do total para 67%.

Explicação:

Perguntas interessantes