Geografia, perguntado por anamelo1989, 8 meses atrás

Quais povos influenciaram a cultura amazônica?

Soluções para a tarefa

Respondido por Zzuna
3

Amazônia comporta uma diversidade cultural surpreendente até mesmo para seus próprios habitantes.

As suas principais influências culturais foram as  influências africanas e européias, particularmente de portugueses e espanhóis,

Espero ter lhe ajudado. Se ajudei me marca como a melhor resposta!!

Respondido por josuesilva2004
4

Resposta:

A cultura amazônica é um manguezal cultural de si mesma e do mundo. A visão hiperbólica sobre a região, desde os primeiros cronistas viajantes, e anterior a eles, assim como a dos intérpretes da atualidade, tem sua razão de ser decorrente das reais grandezas da Pan-Amazônia.

Explicação:

Hoje em dia a Amazônia está em moda. Cada vez mais se ressalta seu aspecto mítico e mesmo se criam e repassam, pelos veículos de comunicação, lendas urbanas a seu respeito, carregadas de ideologias.

Ano a ano assistimos a um constante e cada vez mais intenso refervilhar de interesse em cima da Amazônia, na mídia, nos livros, no imaginário coletivo. Desde principalmente Chico Mendes os movimentos ambientalistas ganharam expressividade por essas bandas. Cada vez mais ONG’s e cientistas chegam nessas paragens bravias e despovoadas. Aumentam os índices da biopirataria e do lucro da exploração dos recursos naturais em proporção direta ao da diminuição da biodiversidade, da renovabilidade da vida, da disponibilidade e viabilidade dos recursos para o ser humano.

Ao mesmo tempo, faz-se uma tentativa pelo menos ideológica de uniformizar e generalizar sempre mais a Amazônia. Quem não a conhece, mesmo dentro do Brasil, associa a ela a idéia de índios, floresta equatorial, rio Amazonas, bichos… e sempre com a conotação mais pejorativa possível. Parece haver um esquecimento de que ao toque do projeto “civilizatório” europeu nada permanece como era. Aqui não foi diferente. Há desertos no meio da floresta, como já havia também vegetações de cerrado ao norte. Os povos indígenas já não são há muito tempo os únicos habitantes da região. Há muito concreto no meio da floresta e mais da metade da população amazônica vive nas cidades. As periferias de Manaus incham num ritmo acelerado, junto com todos os problemas sociais e ambientais desse inchamento decorrentes. Ao lado do mítico, do folclórico e do lendário, floresce uma produção científica, tecnológica, industrial já não mais insipiente e desprezível.

Faz-se necessário reconhecer que há várias “amazônias” dentro da Amazônia. Que para compreendê-la como totalidade não se pode suprimir as suas tão variadas diversidades. Que na “cultura amazônica” existem várias culturas.

Talvez o próprio conceito de cultura precise de uma certa revisão. O que se pretende com esse trabalho, cujo caráter é apenas introdutório, é oferecer pistas para uma reflexão mais acurada a respeito da questão da cultura na Amazônia. Partindo do estabelecimento acerca de o que vem de fato a ser cultura, passaremos a uma análise histórica sobre os diversos povos que aqui chegaram e já estavam e deram a sua contribuição para o quadro cultural que aqui hoje temos, para, enfim, quem sabe apontar algumas pistas a respeito de para onde caminhamos ou o que e aonde pretendemos chegar.

Perguntas interessantes