Biologia, perguntado por gabylpinheiroow4yte, 1 ano atrás

quais poderiam ser as complicações decorrentes do excesso de plaquetas no organismo ?

Soluções para a tarefa

Respondido por samul12
38
O excesso de plaquetas, as quais são essenciais para a coagulação do sangue, pode fazer com que ocorra a formação espontânea de coágulos, que provocam a obstrução do fluxo sangüíneo através dos vasos. Os sintomas são formigamento e outras sensações anormais nas mãos e nos pés, pontas dos dedos frias, cefaléias, fraqueza e tontura. O sangramento, comumene leve, pode consistir em epistaxes (sangramentos nasais), equimoses fáceis, sangramentos gengivais ou do trato gastrointestinal. O baço e o fígado podem aumentar de tamanho. 

Espero ter ajudado.✌
Respondido por volantepeidin
5

Explicação:

- As plaquetas são fragmentos de uma célula maior denominado megacariócito, responsável pela coagulação sanguínea, que é uma série de complexas reações que resultam no coágulo da fibrina. Ou seja, para impedir o sangramento excessivo, as plaquetas formam um tipo de "tampão", e se estiver presente no organismo uma grande quantidade de plaquetas pode ocorrer:

  1. O coágulo nos vasos sanguíneos, impedindo a circulação nos vasos sanguíneos.
  2. Pode causar mais frequentemente excesso de hemorragia em vez de coagulação.

Para evitar esse excesso de plaquetas causando a hemorragia os médicos às vezes administram aspirina às pessoas para reduzir o risco de coagulação anormal se elas tiverem doença vascular ou risco maior de um ataque cardíaco. Às vezes, podem ser necessários medicamentos para reduzir a contagem de plaquetas.

Perguntas interessantes