Geografia, perguntado por Dammmm, 1 ano atrás

Quais Partes Mais Importante Da America?

Soluções para a tarefa

Respondido por amandac1330
1

 

lheiras do ocidente e fluem até os oceanos Oceano Glacial Ártico, oceano Atlântico e o Pacífico. Os rios que deságuam no Oceano Atlântico são maiores e formam importantes bacias hidrográficas.

Na América do Norte podem ser identificados rios das três vertentes existentes: o Rio Mackenzie, que deságua na vertente do Ártico, os rios Yukon, Colorado e Columbia são os maiores rios da vertente do Pacífico, enquanto na vertente do Atlântico destacam os rios Bravo, o sistema de rios Mississippi-Missouri e o São Lourenço. De todos eles se destaca o rio Mississippi por ser o mais longo e com a maior bacia desta zona do continente, sendo o principal rio dos Estados Unidos. Nos lagos, se destacam os da região dos Grandes Lagos onde se encontram os lagos Superior, Huron, Michigan, Ontario e o lago Erie. Estes lagos são conectados por pequenos rios e canais, desembocando no Atlântico através do rio São Lourenço.

Na América Central os rios são curtos e correspondem principalmente a vertente atlântica. Estes rios têm várias funções, serviendo incluso como fronteiras; por exemplo o rio Segovia (entre Honduras e o Nicarágua). Nesta zona, os lagos tambem são menores, entre eles estão o lago Nicarágua e o Gatún.

Na América do Sul, reaparece as vertentes do Pacífico mesmo que os rios que desembocam no Atlântico serem maiores e mais importantes. Destacam os rios Orinoco, o sistema Paraná-Plata e o rio Amazonas. O rio Amazonas é o maior rio da Terra, tanto em volume de água quanto em comprimento (6937,08 km de extensão), nas cheias a distância de uma margem a outra pode chegar a 50 km[3] . A América do sul não apresenta, ao contrário da América do Norte, grandes extensões lacustres, mas ainda assim possui inúmeras lagoas costeiras, sobretudo na vertenteatlântica, como a lagoa dos Patos, no Brasil; lagoas de inundação nas planícies Amazônica e do Orinoco; e lagos dealtitude, como o Titicaca, entre o Peru e a Bolívia.[2]

Rios mais longos da AméricaRioLongitude (km)Principais países atravessadosAmazonas7.100 Colômbia,  Peru,  BrasilMississípi-Missúri6.019 Estados UnidosMackenzie4.240 CanadáParaná-Prata4.200 Paraguai,  Argentina,  Uruguai,  BrasilSão Francisco3.199 BrasilYukon3.185 Estados UnidosGrande3.033 Estados Unidos,  MéxicoSascachevão2.575 CanadáColorado2.333 Estados Unidos,  MéxicoOrinoco2.150 Venezuela,  ColômbiaColúmbia1.953 Estados UnidosMadalena1.543 ColômbiaCauca1.350 ColômbiaUsumacinta1.200 Guatemala,  MéxicoClima[editar | editar código-fonte]Naples Beach na Florida é o exemplo de uma localidade com clima tropical na América.

Devido à sua alongada disposição norte-sul, que faz o território americano situar-se em diferentes latitudes, ele apresenta grande diversificação climática.[4] O clima de qualquer região depende de muitos fatores: latitude, altitude e disposição do relevo, massas de ar, continentalidade, maritimidade, correntes marítimas, etc. Uma menor ou maior latitude indica se uma área está mais próxima ou mais distante do Equador e, conseqüentemente, se é mais ou menos quente. Além disso, em função do relevo, essa área pode apresentar, conforme a altitude, diferentes faixas de temperatura.[4] Na América Latina destacam-se os climas tropicais, úmidos ou secos, aparecendo, em alguns pontos, otropical de altitude. Em meio a essa vasta extensão tropical, existe um trecho de clima equatorial, também muito amplo, marcado por reduzida amplitude térmica, elevadas temperaturas e chuvas constantes.[4]

A panentemente geladas.[4]

Na América do Norte, por causa da situação geográfica, a partir do pólo norte para perto do Equador, no subcontinente podem ver-se várias zonas climáticas, de florestas e cerrado nas planícies do sul do México para áreas do e chuvoso.

O clima na América do Norte é tipicamente frio e úmido. A zona chuvosa se ersa.[6]Ver Também[editar | editar código-fonte]

Perguntas interessantes