Quais partes do organismo são mais facéis de ocorrer a fossilização?
Soluções para a tarefa
A fossilização consiste, de maneira básica, no processo natural que tem como resultado final a formação de um fóssil o qual se refere a presença permanente de vestígios que foram deixados por seres que viveram no passado.
Fossilização de partes duras: como esta fossilização é mais fácil de ocorrer existem diferentes processos para a sua obtneção como os seguintes:
- Incrustração: partes duras de certo animal são cobertas de maneira integral por substâncias que se transformam em cristais na sua superfície externa.
- Recristalização: a parte dura de um determinado animal tem a sua composição cristalina modificada levando, em seguida, à sua fossilização.
- Permineralização: as cavidades existentes em determinada parte dura de um animal são preenchidas de maneira completa por minerais sendo isto que ocorre com os ossos porosos, por exemplo.
- Substituição: neste processo a parte dura de um ser vivo determinado é trocada por outra levando, assim, à sua fossilização.
- Carbonificação: à medida que a fossilização ocorre se tem a perda dos elementos da matéria orgânica com características de volatilidade ficando apenas como resultado final uma camada de carbono.
B) Fossilização de partes moles: tem um processo mais difícil para a sua realização em virtude do rápido processo de decomposição pelo qual passam.
Exemplo: Insetos que tem a fossilização de partes moles do seu corpo as quais ficam presas no âmbar que é uma resina secretada por determinados vegetais.