Geografia, perguntado por naLua7w7, 10 meses atrás

quais países travam a disputa territorial do ártico? quais sao os interesses desses países?​

Soluções para a tarefa

Respondido por aninha112630
80

Resposta:

Lá no topo do hemisfério Norte, onde centenas de ilhas pontilham um oceano quase sempre congelado, a rotina não é muito empolgante. A temperatura chega a -50°C, quase não há luz do sol por 5 meses e os 300 mil nativos vivem de caça e pesca. Um tédio esse Ártico. Mas vai continuar assim por pouco tempo. Militares, cientistas e empresas começaram a desembarcar na região para iniciar uma colonização em pleno século 21, talvez a última aventura do tipo para o homem neste planeta. Querem um tesouro recentemente aberto. E ainda sem dono.Debaixo do gelo do Ártico há petróleo suficiente para encher 83 bilhões de barris. É o triplo do estimado para o pré-sal brasileiro. Tem também gás natural para abastecer o planeta todo por 14 anos. Isso dá ao Ártico 20% dos combustíveis fósseis ainda não explorados no mundo. E não para por aí: há minérios como ferro, carvão, urânio. E ouro. E diamantes. De olho na riqueza, Canadá, Estados Unidos, Noruega, Rússia e Groenlândia estão investindo em expedições científicas, propaganda, pressão militar e discussão diplomática para dividir a região. A última partilha de território dessa proporção aconteceu na virada para o século 20, quando europeus retalharam a África no auge do colonialismo.A reserva ficou intacta até hoje porque era inalcançável. Além do frio rigoroso, dos longos dias com poucas horas de claridade, dos ventos fortes, o Ártico tem boa parte da extensão congelada. E o gelo impede uma exploração econômica de larga escala. Por isso, o máximo que os países vizinhos faziam era se alfinetar. Canadá e Dinamarca disputam há décadas a posse da ilha Hans, uma ilhota de 1,3 km2. Nada de agressivo. Só deixavam lá algo para marcar território. Começou com bandeiras, depois a disputa ficou mais informal. “Dinamarqueses deixam uma garrafa de schnapps [bebida típica do país]. Os canadenses, uma garrafa do tradicional uísque Canadian Club, com um cartaz que diz ‘Bem-vindo ao Canadá’”, afirma o advogado responsável pelo Ministério das Relações Exteriores da Dinamarca, Peter Taksoe-Jensen.O que aqueceu a briga foi o aquecimento global (com o perdão do trocadilho). Em janeiro de 2011, a extensão de gelo no Ártico era de 13,5 milhões de quilômetros quadrados, a menor para o mês desde o início dos registros, em 1979, pelo Centro de Dados sobre Gelo e Neve da Universidade de Colorado, em Boulder, nos EUA. E o gelo que sobrou chega a ser 40% mais fino dependendo da área


luisanerampanelli: vlw
MEUDEUSQODIO: q eh isso veyr parece uma bíblia
lukaspontes360: Meu fi Bíblia e maior ainda ; - ;
lumayorka: Escreveu um testamento, e eu não entendi nada kk. Mas de qualquer forma obg.️️
Rennercoelho: ajudo dms vlw
Respondido por nataliafransantos
42

Os países que disputam partes no território do Ártico são os Estados Unidos, Canadá,  Rússia, Dinamarca e Noruega. Estes países possuem litoral no Ártico e questionam seus limites territoriais na região, para a exploração de recursos.

Os países que tem interesse no Ártico têm como objetivos explorar os recursos minerais do território e países como Rússia, Estados Unidos e até mesmo a China, possuem interesses em encontrar rotas alternativas de comércio através da região.  

estimativas de que o Ártico tenha um quarto das reservas de petróleo mundiais e grande quantidade de gás natural. Carvão mineral, urânio, ouro e diamante também estão presentes na região.

A possibilidade da abertura de novas rotas marinhas, diminuiria o tempo de navegação com o acesso mais facilitado a países como Estados Unidos, China e Rússia aos mercados consumidores da América, Europa e  Extremo Oriente.

Bons estudos!

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/32489206

Anexos:
Perguntas interessantes