Quais paises fazem parte dos Bálcãs e por que aquela regiao era (e ainda é) considerada "o barril de polvora da europa
Soluções para a tarefa
Resposta:
Eslovênia, Croácia, Bósnia e Herzegovina, Sérvia, Kosovo, Montenegro, Macedônia do Norte, Moldávia, Romênia, Bulgária, Albânia, Grécia e a parte europeia da Turquia.
"Barril de Pólvora" era a expressão usada nos anos que antecederam a Primeira Guerra mundial. Ela significava que os países estavam preparados para começar uma grande mudança, mas faltava apenas um estopim, algo que fizesse o "barril de pólvora" estourar, o que se deu pelo assassinato de Francisco Ferdinando, o que fez o Império Austro-Húngaro declarar guerra contra a Sérvia, o que fez os outros países tomarem seus partidos e assim iniciarem a Grande Guerra.
Explicaçã
Resposta:
Albânia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Grécia, Macedônia do Norte, Montenegro, Sérvia, o autoproclamado independente Kosovo, a porção da Turquia no continente europeu (a Trácia Oriental), bem como partes da Croácia, da Romênia e da Eslovênia.
Cada potência nacionalista buscava impor-se sobre as demais valendo-se de seus traços culturais. Assim, a Alemanha, por exemplo, buscava uma integração cultural com a Áustria-Hungria, que, por sua vez, tinha interesse político na região dos Bálcãs. Acontece que a região dos Bálcãs era habitada também por pessoas de origem eslava e muçulmana. Os eslavos, sobretudo, acreditavam no projeto da construção de uma grande nação nos Bálcãs, que seria a Sérvia – a Grande Sérvia. O projeto da “Grande Sérvia” era defendido e estimulado pelo Império Russo, que almejava o controle político da região.
A partir disso rolou varios conflitos, acontecendo depois da Guerra dos Bálcãs, houve a morte do arquiduque Francisco Ferdinando em Sarajevo, daí foi só ladeira abaixo, por isso o nome barril de polvora, por causa dos conflitos que teve e que causou.