Quais países começaram a surgir no final do
Feudalismo e com o que eles contribuíram e
quais as consequências daquele acontecimento
Soluções para a tarefa
de concentração de poder, fez com que surgisse o estado moderno.
O primeiro estado moderno a surgir na Resposta:
Portugal, Espanha, França e Inglaterra
Explicação:
Ao final do feudalismo, que data do século XI( 11) até o século XV(15) que é chamada de baixa idade média, o surgimento de uma nova classe ( a burguesia :@), aliada ao enfraquecimento dos feudos, a busca por mais segurança e expansão comercial pela burguesia, a centralização de uma moeda em cada reino, a vontade da aristocracia de concentrar poder sobre grandes terras com medo de uma revolução, fez com que começassem a surgir os primeiros estados modernos.
Os estados que surgiram após a queda do feudalismo eram estados absolutistas, ou seja, através de um acordo da nova classe chamada de burgueses e dos aristocratas, o estado deveria estar concentrado na mão de apenas um rei absoluto. O rei proporcionaria a burguesia maior liberdade de comercialização, uma unica moeda, seguranças e aparatos jurídicos que resguardaria tanto o rei absolutista, quanto a burguesia.
O primeiro estado absoluto a surgir foi Portugal, seguido de Espanha, França e Inglaterra. O sistema econômico da época era chamado de mercantilismo.
quais as consequências daquele acontecimento: As consequências foram que o surgimento desses estados enfraqueceu o feudalismo, que era um sistema baseado na mão de obra servil, para fortalecer o absolutismo, sistema onde o poder estado todo concentrado nas mãos do rei. Lembrando que ao se referir ao sistema comercial devemos chamá-lo de mercantilismo, enquanto a forma de governar é que é o absolutismo.