Quais países após deixarem a U.R.S.S. se tornaram membros da União Europeia?
Soluções para a tarefa
Resposta:
No continente asiático, parte da Rússia, Cazaquistão, Quirguistão, Uzbequistão, Tadjiquistão e Turcomenistão compuseram o território soviético
Explicação:
A URSS foi um enorme país localizado entre o leste da Europa e parte da Ásia Central e Setentrional. Representou o único adversário ideológico, político e militar dos Estados Unidos, apostando na força do seu exército e na proposta socialista como mecanismos de cooptação de nações em direção ao seu bloco. No continente europeu, foi formado por Rússia, Estônia, Letônia, Lituânia, Belarus, Ucrânia, Moldova, Geórgia, Armênia e Azerbaijão. No continente asiático, parte da Rússia, Cazaquistão, Quirguistão, Uzbequistão, Tadjiquistão e Turcomenistão compuseram o território soviético.
A fragmentação da URSS teve o seu início principalmente com as transformações que ocorreram durante a década de 1980. Uma grave crise ocorreu em razão de vários fatores. Havia um atraso tecnológico em todos os segmentos, resultado de anos de práticas protecionistas em que as empresas estatais não sofriam concorrência do capital privado. O socialismo não poderia incentivar o consumismo, que era considerado uma das mazelas do sistema capitalista. Por isso, a produção de bens de consumo era limitada e os salários pagos eram baixos, para evitar desequilíbrios sociais.