quais os tipos de relevo encontramos em Minas Gerais?
Soluções para a tarefa
Do centro para o norte do Estado de Minas Gerais, destacamos a presença do maciço do Espinhaço apresentando serras importantes como as serras do Curral, da Piedade, do Caraça, do Itacolomi, de Ouro Branco, do Itabirito, do Mascate, da Moeda e a do Rola Moça, todas na região do Quadrilátero Ferrífero. Mais ao norte do estado, ainda no mesmo Maciço, destacam-se as serras do Cipó e do Itambé.
Em direção ao sul do Estado, encontramos o Campo das Vertentes, onde destacamos as serras do Lenheiro e de São José. Fazendo a divisa natural entre os Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, está serra da Mantiqueira. Numa de suas importantes ramificações, está o Parque Nacional do Itatiaia, na fronteira com o Estado do Rio de Janeiro, destacamos o pico das Agulhas Negras, com 2.787 metros de altitude. Na divisa entre os três estados, estão o Pico da Gomeira, com 2.068 m, e Pico o dos Três Estados, com 2.665 m. Já na divisa com o Estado de São Paulo, está o Pico Pedra do Selado com altitude de 2.082 metros.
Localizada entre os Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, temos a presença imponente da Serra do Caparaó, a mais alta do Estado. O destaque está para o Pico da Bandeira, com 2.890 metros de altitude. A sudoeste do Estado, temos a Serra da Canastra, nascente do Rio São Francisco.