quais os tipos de provas de corrida do atletismo que existem atualmente?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O atletismo pode ser considerado um dos esportes mais antigos da humanidade. Há indícios dessa prática esportiva há 5 mil anos no Egito e no China, mas foi na Grécia que o esporte popularizou-se com os Jogos Olímpicos, por meio da stadium – uma corrida de aproximadamente 200m.
O formato moderno do atletismo teve início na Inglaterra, século XIX. Desde então, as competições passaram a ser realizadas em estádios e atualmente o esporte é composto por seis provas oficiais: corrida, marcha, lançamentos, arremesso e lançamento, saltos e combinada.
História do atletismo
A corrida era o principal esporte praticado na Grécia Antiga, sendo ela a primeira modalidade introduzida nos Jogos Olímpicos. Inicialmente só havia a stadium, mas com o passar do tempo outros tipos de corridas foram inseridas nas Olimpíadas:
• Díaulos: corrida dupla no estádio com 384 m;
• Dólikhos: corrida no estádio de sete a 24 voltas;
• Hoplitódromos: corrida com armamentos e armaduras;
• Lampadedromía: corrida com revezamento entre equipes com uma tocha.
O formato moderno do atletismo é disputado nos Jogos Olímpicos desde 1896 e, devido ao seu caráter histórico, o atletismo é sintetizado em uma frase: “Os Jogos Olímpicos podem acontecer apenas com o atletismo. Nunca, sem ele” (Autor desconhecido).
Um marco na história do atletismo foi a fundação da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), em 1912. A entidade, com sede em Londres, estabeleceu as regras internacionais para prática do atletismo e deu oficialidade às melhores marcas mundiais obtidas pelos atletas.
No Brasil, o atletismo consolidou-se em 1914, quando a Confederação Brasileira de Desportos (CBD) filiou-se à IAAF. No mesmo ano, o país participou pela primeira vez de um torneio olímpico, nos Jogos de Paris.
Desde a filiação ao IAFF, o atletismo no Brasil se fortaleceu e o país passou a disputar várias competições internacionais. O primeiro ouro olímpico foi conquistado em 1952, por Adhemar Ferreira da Silva, que disputou a modalidade de salto triplo nos Jogos de Helsinque, na Finlândia.
Categorias
De acordo com a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), as categorias do atletismo são divididas de acordo com a faixa etária:
• Categoria Sub-14: atletas com 12 e 13 anos, no ano da competição;
• Categoria Sub-16: atletas com 14 e 15 anos, no ano da competição;
• Categoria Sub-18: atletas com 16 e 17 anos, no ano da competição;
• Categoria Sub-20: atletas com 16, 17, 18 e 19 anos, no ano da competição;
• Categoria Sub-23: atletas com 16, 17, 18, 19, 20, 21 e 22 anos, no ano da competição;
• Categoria de Adultos: atletas a partir de 16 anos em diante (no ano da competição);
• Categoria de Masters: atletas a partir de 40 anos em diante (idade a ser considerada no dia da competição):
Provas oficiais
O atletismo é composto por seis provas oficiais, com equipes masculinas e femininas:
• Corridas: rasas, com barreiras, com obstáculos
• Marcha atlética
• Revezamentos
• Saltos
• Arremesso e Lançamentos
• Combinada
Corridas
As corridas rasas se dividem em três grupos: velocidade ou curta distância (100m, 200m e 400m), médio-fundo (800m e 1500m) e as de longa distância ou de fundo (5000m e 10000m).
Nas corridas com barreira o atleta precisa chegar ao final do trajeto saltando por cima de barreiras espalhadas na pista. Essa modalidade é dividida em: 100m (feminino), 110m (masculino), 400m (masculino e feminino).
Já as corridas com obstáculos ocorrem nas modalidades de 2000m e 3000m e cada volta na que o atleta faz pista, ele precisa saltar em quatro obstáculos e um fosso de água.
Marcha atlética
A marcha atlética é executada por uma progressão de passos. Tal prova é dividida em: 20km (feminino), e 20km e 50km (masculinos)
Saltos
Existem as corridas de salto vertical, representada pelo salto em altura, na qual o atleta após uma corrida precisa saltar sobre um barra sem derrubá-la. Existe também o salto com vara, que tem mesmo o objetivo da modalidade anterior, mas com apoio do sarrafo.
Explicação:tenta nao copia tudo blz copia metade e fala pra tua prof que era muito OBS me da 5 estrela valeu bons estudos
Resposta:
. 100 metros
Os atletas de nível olímpico podem completá-la em menos de 10 segundos. Para isso, na fase de manutenção da velocidade máxima de corrida, muitos atletas nem se preocupam em respirar, já que isso os torna mais lentos.
200 metros e 400 metros
Depois de “explodir” na largada, os atletas devem manter os corpos em perfeito equilíbrio para enfrentar a curva que, muitas vezes, define quem se será o vencedor. Depois devem dar uma arrancada final. Nos 400 metros, os atletas devem dar uma volta na pista de atletismo que tem exatos 400 metros.
só alguns espero ter ajudado!!!