quais os tipos de problemas que uma fale news podem ocasionar
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Em diversos momentos da história da humanidade pode-se observar a divulgação de informações falsas tidas como verdade. Contudo, esse fenômeno conhecido como fake news vem ganhando força após a popularização da internet e o domínio das mídias sociais.
omo surgiu o termo fake news?
Como dito, ainda que o tema fake news seja atual, a disseminação de notícias falsas é uma estratégia muito antiga. Até meados do século XX, a história contada era a do lado daqueles que haviam ganhado guerras, colonizadores, exploradores e demais personalidades da época.
A história dos vencedores sempre teve um pé nas fake news, ou melhor, sempre precisou de uma certa manipulação para atender a padrões de heroísmo, ou para que determinada ação parecesse mais nobre do que realmente foi. Por isso, mulheres, negros, pessoas escravizadas e países derrotados em guerras não tinham direito de darem suas versões sobre os fatos.
A partir do século XX começou então um interesse pelas histórias dos vencidos. Ou seja, foi dado novamente aos grupos minoritários o poder de expor sua própria narrativa. Assim, essas narrativas acabaram fazendo uma forte oposição à visão dos vencedores e, também, foram os primeiros passos para combater as fake news do passado.
Atualmente, as notícias falsas viralizam rapidamente ao redor do mundo graças ao poder de compartilhamento das redes sociais. Sendo assim, não são mais apenas grupos minoritários que podem se tornar vítimas, mas sim todos os indivíduos da sociedade que podem, em algum momento, fazer parte desse movimento.
Resposta:
As fake news são mais um sintoma do que uma consequência, ou ainda sintoma e consequência de um cenário educacional cheio de falhas. A falta de entendimento básico de política, economia, sociedades e seus funcionamentos pode fazer com que milhares de cidadãos apostem na veracidade de notícias fantasiosas.
Diante disso, o resultado possível é aquele que prevê uma sociedade sem pensamento crítico, propensa a acreditar cegamente em figuras de autoridade, especialmente as religiosas e políticas. Afinal, uma população que não é estimulada para questionar, também não se torna plenamente capaz de analisar a construção de uma notícia falsa.
O problema, portanto, é estrutural e já dura há centenas de anos. Dessa forma, as consequências das fake news têm níveis alarmantes e influencia os mais diversos campos, sejam eles sociais, econômicos, políticos, pessoais, psicológicos e demais áreas de nossas vidas