Quais os tipos de ossos quanto a sua origem e formação?
Soluções para a tarefa
Formação dos ossos
Apesar de a formação dos ossos se iniciar durante as primeiras semanas de vida intra-uterina, esta leva muito tempo até ficar concluída, visto que apenas se obtém a constituição definitiva de todos os ossos do esqueleto no final da adolescência. Para além disso, inicialmente, o esqueleto em vez de ser formado por osso, é constituído por cartilagem, um tecido muito mais flexível e elástico que não apresenta minerais na sua constituição. No entanto, ao longo do crescimento, esta cartilagem vai sendo progressivamente substituída por osso, através de um processo denominado ossificação.
Embora todos os ossos sejam constituídos por tecido ósseo, cada um tem a sua forma característica, sendo possível distinguir três tipos de ossos: longos, largos e curtos.
Ossos Longos= Os ossos longos são cilíndricos, apresentam um corpo central longo, denominado diáfise, e duas extremidades, denominadas epífises, com uma forma diferente em cada caso, de modo a haver uma articulação com os ossos adjacentes.
Ossos largos =Os ossos largos, de diversas formas e dimensões, planos ou achatados, são constituídos por duas camadas de osso cortical que delimitam um espaço ocupado por osso trabecular - neste caso, denominado diploé cujas trabéculas também albergam medula óssea. Exemplos deste tipo de osso são o crânio, o esterno, a omoplata e o osso ilíaco.
Ossos curtos= Os ossos curtos, de reduzidas dimensões e com uma forma cilíndrica ou cúbica (apesar de a sua forma poder variar), são formados por uma fina camada de osso cortical, estando repletos de osso trabecular, que por vezes alberga medula óssea. Alguns exemplos deste tipo de osso são as vértebras e os que constituem o carpo (punho) e o tarso (parte posterior do pé).
espero te ajudado.