Quais os tipos de jogadas que utilizamos no basquete?
Soluções para a tarefa
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BACKDOOR
É uma finta de corpo que o jogador dá sem bola, na qual corre rapidamente para a direção contrária de onde estava caminhando junto com o seu marcador para receber e definir.
CHIFRE
Bastante utilizada por equipes da NBA, do NBB e de vários outros cantos do mundo, é uma jogada fácil de identificar pela maneira que começa a ser executada: com o homem da bola em posição central, dois companheiros posicionados perto da cabeça do garrafão e dois bem abertos na zona morta, formando uma espécie de pirâmide.
Há uma série de alternativas a serem exploradas nesta jogada. O armador pode usar esses homens perto da cabeça do garrafão para receber o bloqueio e atacar o aro. Também é possível passar para um deles e correr para qualquer uma das direções para iniciar uma série de movimentações sem bola. É justamente por oferecer tantas opções que essa jogada é tão utilizada.
CROSSOVER
São aqueles dribles individuais dados em alta velocidade por quem tem a bola nas mãos, nos quais o corpo vai de um lado para o outro. Quando bem feitos, criam espaço de maneira bastante eficiente para definir o lance.
EUROSTEP
É um movimento no qual o segundo passo de uma bandeja é dado rapidamente em uma direção contrária ao primeiro passo. Manu Ginóbili e Dwyane Wade fazem isso muito bem.
FADEAWAY
É um arremesso que é dado jogando todo o corpo para trás na hora do salto. Era uma das várias coisas que Michael Jordan fazia com maestria e que Kobe Bryant também foi aperfeiçoando em seu jogo com o passar do tempo.
FLOATER
É uma bandeja que é concluída com uma espécie de “largada” da bola no alto por cima do marcador.
HAND-OFF
Um jogador passa a bola para o companheiro e, em seguida, já se posiciona para fazer um bloqueio para ele.
ISOLAÇÃO
São as jogadas individuais, definidas no mano a mano. O jogador tem a bola nas mãos e sozinho busca encontrar uma maneira de criar espaço contra o marcador adversário para finalizar.
JAB STEP
É uma finta com os pés na qual o jogador tenta fazer o defensor acreditar que ele vai partir para o corte antes de arremessar. Carmelo Anthony usa isso muito bem este recurso.
OFF SCREEN
É quando um jogador está sem a bola no fundo da quadra e corre para receber o passe no perímetro e arremessar contando com a ajuda de um bloqueio no meio do caminho.
PICK AND POP
Alguém corre para executar o bloqueio para um companheiro que está com a bola e, ao invés de girar para a cesta em seguida, permanece por aquela região para receber o passe fazer o arremesso de longe. É, por exemplo, o que Chaning Frye realizou bastante com Goran Dragic quando os dois eram companheiros no Phoenix Suns.
PICK AND ROLL
Alguém corre para executar o bloqueio para um companheiro que está com a bola e, ao invés de ficar naquela região para chutar de longe, gira em direção à cesta para virar opção de passe dentro do garrafão. Quem tem o hábito de fazer muito isso em quadra é Tiago Splitter.
PINDOWN
É um bloqueio realizado sem bola perto da cesta, de dentro para fora. O jogador que recebe esse bloqueio é acionado imediatamente e tem a chance de aproveitar o espaço criado a partir desta movimentação para definir o lance — seja arremessando bem aberto ou partindo para a infiltração mesmo.
POST-UP
São aquelas situações nas quais um jogador recebe a bola perto da cesta e de costas para ela. A partir daí, ele próprio pode finalizar o lance ou se aproveitar da comoção que causar na defesa adversária para encontrar algum companheiro livre.
SPOT-UP
O jogador recebe a bola parado em uma região da quadra. Em seguida, finaliza o lance com um arremesso dali mesmo ou partindo para a infiltração.
STEPBACK
É o arremesso no qual o jogador dá um passo para trás antes de chutar — e não simplesmente salta para trás, como acontece no “fadeaway”.
Explicação:
Na resposta.