Biologia, perguntado por emillyalvesabreu5, 6 meses atrás

Quais os tipos de eclipse solar e lunar?​

Soluções para a tarefa

Respondido por moonlightsky
1

Resposta:

LUNAR

Eclipse lunar total: acontece quando toda a sombra da Terra é projetada sobre a Lua, o que se dá quando o satélite está inteiramente posicionado na região da umbra.

Eclipse lunar parcial: acontece quando somente uma parte da Lua é recoberta pela sombra terrestre. Isso se dá quando o alinhamento entre o satélite, a Terra e o Sol não ocorre perfeitamente, e somente uma parte da superfície lunar recebe diretamente a luz do Sol. A forma como ele será visto da Terra dependerá justamente do alinhamento.

Eclipse lunar penumbral: como o próprio nome sugere, ocorre quando a Lua está na região de penumbra da sombra da Terra. Em função disso, a sombra projetada na superfície lunar é bastante sutil.

Eclipse solar parcial: O eclipse solar parcial acontece quando apenas uma parte do Sol é bloqueada pela Lua. Da Terra, a observação é de um crescente solar, onde ainda é possível ver boa parte do Sol.

Solar

Eclipse solar total: Já o eclipse solar total ocorre quando o Sol é completamente encoberto pela Lua, tendo toda sua luz bloqueada. Do ponto de vista de um mesmo local da Terra, ocorre apenas de 400 em 400 anos, apesar de sua frequência ser um pouco maior, se desconsiderarmos a sua localização exata no planeta.

Eclipse solar anelar: Também conhecido como eclipse solar anular, esse tipo acontece simplesmente porque o diâmetro angular da Lua é menor que o do Sol. Dessa maneira, o satélite cobre apenas a porção central do astro. Do ponto de vista observacional da superfície terrestre, o efeito é de um anel luminoso.

Eclipse solar híbrido: Por fim, se considerarmos a relatividade da observação da superfície solar, podemos considerar o eclipse solar híbrido. Nesse caso, dependendo do local de onde é observado, o eclipse pode ser anelar ou total.

Perguntas interessantes