Geografia, perguntado por camoraess9124, 1 ano atrás

Quais os tipos cartográficos

Soluções para a tarefa

Respondido por jackeline4871peajc9
0

Projeção Cilíndrica. Projeção Cônica: O plano da projeção é um cone envolvendo a esfera terrestre. ...

Projeção Cônica. Projeção Plana ou Azimutal: O plano da projeção é um plano tangente à esfera terrestre. ...

Projeção Plana ou Azimutal.

Respondido por ferretti
1

O que é cartografia na Geografia?

Uma representação cartográfica, em resumo, é fruto  de um conjunto de técnicas e ferramentas que servem para possibilitar a elaboração de cartas geográficas. É a escrita (grafia), das cartas.

Coordenadas Geográficas

As coordenadas geográficas são resultado de acordos e conveniências internacionais, e, na prática, representam linhas criadas com o objetivo de facilitar a localização de qualquer local no território terrestre, através da relação entre latitude e longitude.

Fusos horários

Variam de acordo com referenciais estabelecidos, também, em conveniência mundial. Também chamados de zonas horárias, os fuso horários são divididos em vinte e quatro regiões. Atualmente o referencial máximo é o UTC (Tempo Universal Coordenado).

Escalas

As escalas geográficas tem por função indicar a relação de tamanho entre uma representação cartográfica e o objeto representado. Neste caso, ela pode ser em escala gráfica ou numérica e é dada, geralmente, da seguinte forma: 1:500, ou seja: a cada um centímetro representado, por exemplo, podemos contar, na realidade, 500.

Projeção cartográfica

É como definimos os modos pelos quais podemos representar a superfície da Terra, lidando com sua esfericidade. Temos, por exemplo a projeção plana, a cilíndrica e a cônica.

Cartografia temática

Tem o interesse de revelar aspectos relevantes dentro de um determinado tema, como por exemplo política, economia e religião, apresentando, na representação, ícones ou legendas úteis para a compreensão do leitor.

Saiba mais:

https://brainly.com.br/tarefa/19382094

Em anexo, mapa político do Brasil, de 1981.

Anexos:
Perguntas interessantes