Artes, perguntado por wolffacetv765, 8 meses atrás

quais os temas usados no inicio do teatro no acre ?

Soluções para a tarefa

Respondido por clebernackson27
1

Resposta:

Na década de 1980, o teatro local alcançou forte expressão. Herdeiros do espírito dos anos setenta – marcados pelos conflitos por posse de terras, o surgimento do jornal Varadouro e o cineclube Aquiri –, os artistas usavam a linguagem teatral como forma de protesto.

“A gente queria dizer que a cultura brasileira não era somente o que os cariocas faziam e o que era reproduzido pela TV”, lembra Dinho Gonçalves, um dos integrantes do grupo ‘Direto do Rio’ – formado também por Ivan de Castella, Alexandre Nunes, Rogério Curtura e Antônio de Alcântara.

O ‘Direto do Rio’ usava a sátira como forma de expressão. “A gente queria denunciar muitas coisas, entre elas a expulsão dos seringueiros da floresta, além de outras formas de opressão, preconceito, conflitos e denunciar o governo, que detonava com a população. Isso tudo de forma bem humorada”, conta o ator Ivan de Castella.

Foi neste período que surgiu o Teatro Barracão. A falta de espaços para que os grupos desenvolvessem suas atividades levou o movimento teatral na época a lutar para que o Barracão, ao invés de virar o necrotério do Hospital Geral, se constituísse num lugar de fruição das diversas linguagens artístico-culturais. A pressão dos artistas surtiu positivamente. Eles conseguiram o que pretendiam, isso tudo graças ao ativismo cultural de José Marques de Sousa, o Matias, um dos maiores teatrólogos do Acre.

“O Barracão é a história do Matias. Sua arte era o teatro popular e ele a usava para e mudar a vida das pessoas que conviviam com ele, tentava passar para elas, pessoas simples, uma consciência sócio-política ambiental”, comenta Lenine Alencar, presidente da Federação de Teatro do Acre (Fetac

Perguntas interessantes