Filosofia, perguntado por SOSzz, 7 meses atrás

Quais os temas abordados pela filosofia pós-socrática? Sos

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por larissarbeiro
4
Os pós-socráticos são considerados os filósofos que surgiram após a morte de Sócrates. Nesse período da história a Grécia começa entrar em decadência.
O Período Pós-Socrático ou Helenístico Nesse momento da história algumas formas de pensamento, também chamadas de correntes filosóficas, ganham destaque: Cinismo, Ceticismo, Epicurismo e Estoicismo, todas em busca do conhecimento, do equilíbrio, do saber verdadeiro.
1.Cinismo: Criado por Antístenes, discípulo de Sócrates. Fez do Cinismo um estilo de vida. Os cínicos defendiam que os bens materiais e os padrões de comportamento nos afastavam da felicidade verdadeira. Com Diógenes de Sinope, o Cinismo foi levado a patamares extremos, ou seja, uma vida altamente natural. Para os cínicos a felicidade está em cada um de nós e buscá-la é algo que acontecerá após a abdicação da vida material.
2.Ceticismo: Também chamado de \u201cpirronismo\u201d, o ceticismo foi criado pelo filósofo Pirro de Élis. Os céticos defendiam que é impossível se obter uma verdade absoluta e para algo ser considerado como verdade deveria ser validado, fundamentado. Cada pessoa possui uma forma de pensar, não conseguimos ter um pensamento totalmente igual, por isso o conhecimento pode possuir várias conclusões e chegar a uma verdade absoluta não é possível.
3.Epicurismo: Criado por Epicuro de Samos, o epicurismo pregava a busca pela felicidade através dos prazeres de forma prudente. Através desse método, Epicuro defendia que o equilíbrio do corpo e da mente seria alcançado através dos prazeres naturais, não naturais, necessários e não necessários. Os prazeres naturais podem ser definidos sendo aquilo que seu corpo precisa fazer para continuar funcionando de forma saudável como por exemplo o hábito de comer. Os prazeres não naturais são aqueles que definimos ser importantes para a nossa felicidade mas continuamos sobrevivendo sem eles como uma grande amizade. Os prazeres necessários são aqueles que você precisa para continuar sobrevivendo, como o hábito de beber água, e por fim os não necessários associados aqui aos bens materiais como bolsas, sapatos e carros.
4.Estoicismo: Criado por Zenão de Cício, o Estoicismo se inspira muito no conhecimento socrático, visto que para os estoicos a felicidade era conseguida através do conhecimento verdadeiro e o desprezo ao uso das emoções e dos prazeres. Para os estoicos, os sentimentos, as emoções nos tornam seres que não pensam racionalmente, já que eles podem nos desvirtuar da razão. O Estoicismo vai contrapor o Epicurismo, enquanto estoicos pregam a felicidade um fruto da razão, epicuristas defendem a felicidade como consequência dos sentimentos.

SOSzz: Vlw /\_/\
Perguntas interessantes