História, perguntado por Bambu1, 1 ano atrás

quais os seis principais órgãos da onu e quais sao suas funções

Soluções para a tarefa

Respondido por joicyaline
7
A Assembleia Geral (assembleia deliberativa principal); o Conselho de Segurança (para decidir determinadas resoluções de paz e segurança); o Conselho Econômico e Social (para auxiliar na promoção da cooperação econômica e social internacional e desenvolvimento); o Conselho de Direitos Humanos (para promover e fiscalizar a proteção dos direitos humanos e propor tratados internacionais sobre esse tema); o Secretariado (para fornecimento de estudos, informações e facilidades necessárias para a ONU) e o Tribunal Internacional de Justiça (o órgão judicial principal).

Bambu1: muito obrigada :3
joicyaline: De nada ^-^
Bambu1: <3
Bambu1: :3
Respondido por luanagarciams
3

Resposta:

Assembleia Geral: Grupo deliberativo que reúne líderes de todo o mundo. Suas funções incluem discutir o orçamento destinado aos demais órgãos da ONU, eleger os membros não-permanentes do Conselho de Segurança e ponderar a admissão de novos países-membros.

 

Conselho de Segurança: Órgão incumbido da manutenção da paz e da segurança mundial. Desde o surgimento da ONU, este possui cinco membros permanentes com poder de veto - são eles Estados Unidos, Inglaterra, França, Rússia e China - e outros dez, sem poder de veto, que são periodicamente eleitos pelos demais países-membros.

Secretariado: Órgão executivo, isto é, encarregado de levar a efeito as decisões tomadas pelos demais órgãos da ONU.

Conselho Econômico e Social: Como sugere o nome, reúne representantes de todo o mundo para discutir temas de cunho social e, principalmente, econômico, inclusive no que diz respeito à elaboração de políticas públicas e à mediação do comércio internacional.

Conselho de Administração Fiduciária das Nações Unidas: Concebido com o intento de promover a ordem e a segurança de territórios do tipo protetorado, que não possuem governos próprios e, portanto, exigem a intervenção internacional. O último desses territórios foi a ilha de Palau, na Oceania, que se tornou um país independente em 1994.

É comum afirmar que o Tribunal Internacional de Justiça também faz parte da ONU. Este é encarregado da mediação de conflitos judiciais em escala internacional, além da emissão de recomendações para o melhor funcionamento dos sistemas jurídicos em todo o mundo.

Perguntas interessantes