quais os riscos identificáveis na realização de tatuagens por profissionais que não se preocupam com cuidados adequados de higiene durante o desenvolvimento de suas atividades profissionais? quais providências este profissional deveria tomar para previnir tais riscos?
Soluções para a tarefa
Fazer uma tatuagem pode ser uma decisão arriscada para a saúde porque as tintas utilizadas podem ser tóxicas.
As tintas vermelhas, laranjas e amarelas são as mais perigosas porque contém composto azólico que se desintegram quando expostas ao sol, espalhando-se pelo corpo e podendo aumentar o risco de câncer.
As cores verde e azul em tons metálicos contêm níquel e, por isso, podem causar alergia de contato, sendo proibido em muitos cosméticos e bijuterias. Já a cor preta, apesar de te
Principais riscos da tatuagem
Os principais riscos de fazer uma tatuagem incluem:
Reação alérgica à tinta usada, que podem surgir mesmo após muitos anos da realização da tatuagem;
Coceira, inflamação e descamação local quando a região é exposta ao sol;
Formação de quelóides que são cicatrizes feias com relevo e inchaços;
Maior risco de ser contaminado com doenças como Hepatite B ou C, AIDS ou Staphylococcus aureus, se o material utilizado não for descartável.
Além disso, pequenas gotículas da tinta podem se espalhar por todo o corpo, através da circulação linfática, e estas consequências ainda não são totalmente conhecidas. Facilitar o desenvolvimento de câncer é uma possibilidade, no entanto, como o câncer pode levar vários anos para se manifestar, torna-se difícil comprovar a ligação direta.
Os riscos do uso destas tintas existe porque estas substâncias apesar de serem regulamentadas pela Anvisa, não podem ser classificadas como medicamentos, nem cosméticos, o que dificulta sua regulamentação e estudos. Outro fator importante é que além da falta de estudos sobre os efeitos da tatuagem em humanos, a curto, médio e longo prazo, os testes em animais não são permitidos.