Quais os riscos dos choques elétricos e sua relação com a diferença de potencial e a intensidade da corrente elétrica associada.
Soluções para a tarefa
Olá!
O choque elétrico é a reação do organismo à passagem de corrente elétrica. Durante um choque, o que importa e faz a diferença é a amperagem, ou seja, a intensidade da corrente elétrica.
Para que o choque ocorra, deve haver uma diferença de potencial entre dois pontos distintos do corpo humano, ou seja, quanto maior for a diferença de potencial, maior será a corrente elétrica.
Quando recebemos um choque, funcionamos como uma ponte transportadora dessa corrente, já que o corpo humano, por ser composto basicamente de água e sal, é um bom condutor de eletricidade e sentimos correntes a partir de 1 miliampère.
A partir de 9 miliampères, sentimos dor; de 9 a 20, sente-se dor e há perda do controle muscular, o que impossibilita largar o condutor; acima disso, já surgem problemas mais graves que oferecem o risco de morte. Uma corrente de 75 miliampères provoca deficiência do sistema respiratório e com uma intensidade maior que 75 ocorre arritmia cardíaca, sendo letal.
Portanto, as lesões provocadas pelo choque elétrico podem ser de quatro naturezas: eletrocussão (fatal) , choque elétrico , queimaduras e quedas provocadas pelo choque.