Quais os reflexos da Lei de Terra no Brasil e nos Estados Unidos, atualmente ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Lei de terras no Brasil e nos Estados Unidos
LEI DE TERRAS NO BRASIL E NOS ESTADOS UNIDOS Por volta da metade do século XIX, Estados Unidos e Brasil passaram ambos por uma Lei de Terras. Mas a diferença entre uma e outra é de caráter diametralmente oposto. No Brasil, em 1850, a chamada Lei 601 apresentou novos critérios com relação aos direitos e deveres dos proprietários de terra. Esta lei visava, em primeiro lugar, impedir aos negros seu acesso, posse e propriedade, pois ocorreu justamente quando o tráfico negreiro e a escravidão vinham sendo fortemente questionados. Embora o Brasil devesse esperar ainda mais de três décadas para a abolição da escravatura (último país a fazê-lo, em 1888), a dita lei se antecipou.
O principal reflexo sentido atualmente por Brasil e Estados Unidos, no que diz respeito à Lei de Terras, é a questão da concentração fundiária.
Nos dias de hoje, menos de 1% das propriedades têm mais de 2.000 hectares, mas se estas forem somadas, elas representam quase 50% da zona rural do Brasil.
Esse mesmo processo está crescendo nos Estados Unidos, com maior produção de riqueza na mão de poucos fazendeiros.
A Lei de Terras surgiu com o objetivo de regulamentar a questão fundiária no Império brasileiro, ou seja, ela visava organizar a propriedade privada. Porém, a lei não conseguiu se firmar, tendo pouca consequência, e por isso não teve sucesso.
Veja questão relacionada em:
https://brainly.com.br/tarefa/44884947