QUAIS OS RECURSOS DE TERMOTERAPIA FORAM UTILIZADOS NO ESTUDO? E QUAIS SEUS OBJETIVOS.
Soluções para a tarefa
A termoterapia é um recurso terapêutico utilizado no processo de reabilitação que, através de fontes de calor de origem química, elétrica, magnéticas e mecânica, aumentam a agitação molecular e consequentemente o metabolismo também. Através do calor, conseguimos aumentar a velocidade metabólica, a excreção de dejetos, a vasodilatação para o aumento do aporte de oxigênio, a aceleração na contração muscular, a diminuição da resistência elástica e viscosa da musculatura, diminuindo o risco de rompimento das estruturas elásticas como músculos, tendões e ligamentos, além do aumento da capacidade de suportar maiores cargas nas articulações, uma vez que o calor aumenta a produção de liquido sinovial, hidratando a cartilagem hialina, aumentando a espessura e melhora a absorção de cargas.
Existem métodos de indução de calor, onde pode se dar através das seguintes caracteristicas: Condução: transferência de calor de um lugar para o outro, onde a movimentação de moléculas e átomos passam entre eles. O fluxo de calor através da matéria varia com a natureza do material e é chamado de condutividade térmica.
Convecção: as moléculas se movimentam transferindo energia térmica, assim como acontece com líquidos e gases.
Radiação: é a conversão da energia térmica em radiação eletromagnética. A quantidade de radiação produzida depende da temperatura da estrutura. O comprimento de onda também dependerá da temperatura da estrutura, de modo que as temperaturas mais altas produzem comprimentos de ondas menores e com mais energia.Os recursos da termoterapia são classificados em superficiais e profundos. Dentre os recursos classificados como calor superficial, podemos citar as lâmpadas infravermelhas, compressas e bolsas quentes, banhos de parafina, turbilhões ou imersão aquecidas. Nesse caso, é muito utilizado para diminuir a dor e provocar efeitos analgésicos nas condições subagudas. Nos recursos para aplicação de calor profundo, podemos citar a diatermia de micro-ondas, diatermia de ondas curtas e o ultra-som. Nesse caso, é muito utilizado para a cicatrização tecidual e maior relaxamento estrutural.As indicações para a aplicação de calor profundo são as condições inflamatórias crônicas e subagudas, dor crônica ou subaguda, ADM diminuída, pontos-gatilho miofasciais, proteção muscular, espasmo muscular, tensão muscular subaguda, torção ligamentar e contusão subaguda. Porém se contraindica o calor quando apresentar condições musculoesqueléticas agudas, circulação prejudicada, doença vascular periférica, anestesia da pele, feridas ou problemas de pele.