Quais os reais impactos econômicos para as famílias que habitam em regiões amazônicas no período de pandemia?
Soluções para a tarefa
Resposta: Segundo o Relatório de Inflação de março de 2020 do Banco Central, a economia mundial e brasileira sofrem um grau de incerteza elevado devido à pandemia do novo coronavírus. O relatório indica que a epidemia provoca uma desaceleração significativa da atividade econômica, assim como diminuição nos preços das commodities e aumento considerável da volatilidade nos preços de ativos financeiros.
O Banco Central destaca que, apesar do estímulo monetário proveniente das principais economias, o contexto atual tem criado um cenário desafiador com grandes riscos; como consequência, existe a realocação de ativos, que provoca um substancial aperto nas condições financeiras.
O economista e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Fabian Scholze Domingues explica que a economia se divide em duas grandes forças: oferta e demanda. A pandemia do novo coronavírus e a paralisação (ou redução acentuada da atividade econômica), em virtude da crise sanitária, já estão mostrando danos em ambas: na oferta, pela impossibilidade de diversos trabalhadores e empresas produzirem; e na demanda, pela significativa diminuição do consumo gerada pelas restrições de mobilidade impostas pelas autoridades sanitárias.
Domingues também destaca que a demanda e a oferta podem ser separadas em nacional e internacional e que o Brasil é um dos grandes ofertantes de bens primários no mercado mundial. Recentemente a China, um dos maiores clientes brasileiros, reduziu a demanda, diminuindo as compras de bens primários do Brasil e do Oriente Médio. As consequências disso se refletem em diversos aspectos, mas podem ser vistas primeiramente na redução das commodities.
➳♥➳♥ espero ter ajudado ➳♥➳♥