Quais os problemas enfrentados pelo Haiti nos anos 2000 e qual a Missão da ONU nesse
país?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Haiti fica localizado no Caribe, ocupando a parte ocidental da ilha Hispaniola – no lado oriental fica a República Dominicana. Foi a principal colônia francesa das Américas e a primeira a conseguir a libertação dos escravos, em 1789. A independência veio em 1804, e o Haiti se tornou a primeira república negra das Américas. No entanto, o país foi obrigado a pagar uma indenização altíssima à França e sofreu com a interferência dos Estados Unidos (EUA) no início do século XX – fatores que contribuíram para a miséria e a instabilidade política que marcaram os anos seguintes.
A CRISE POLÍTICA
Apoiadores do ex-presidente Jean-Bertrand Aristide aguardam a sua chegada no aeroporto de Porto Príncipe, em 2011 Lee Celano/Getty Images
A história do Haiti sempre foi marcada por grandes turbulências políticas. Um dos personagens mais influentes do país foi o médico François Duvalier, conhecido como Papa Doc. Eleito presidente em 1957, ele implementou uma das mais brutais ditaduras do mundo no século XX. Governou até morrer em 1971, quando foi substituído por seu filho, Jean-Claude Duvalier, o Baby Doc, que deu continuidade ao terrível regime por mais 15 anos. Em 1986, sob forte pressão popular, ele fugiu para a França.
Mas a tentativa de implementação de um regime democrático fracassou. O país mergulhou em um período de grande instabilidade política, com diversas trocas de presidente e golpes de Estado, o que levou o país a sofrer sanções econômicas da ONU e dos EUA. A principal figura política passou a ser o padre esquerdista Jean-Bertrand Aristide, que foi eleito presidente e deposto sucessivas vezes. Pressionado por manifestações populares, ele renunciou à presidência em 2004, decisão que colocou o país à beira da guerra civil devido aos violentos confrontos entre grupos pró e contra Aristide.
Explicação: