Biologia, perguntado por DiorgenesCosTa, 1 ano atrás

Quais os problemas do uso indiscriminado de medicamentos

Soluções para a tarefa

Respondido por minhatvsmartkell
5

Resposta:Tomar remédios por conta própria, ou por indicação de amigos, sem a prescrição médica, para problemas muitas vezes considerados simples – como dor de cabeça ou dores no corpo – é um hábito comum, mas que pode causar grandes danos à saúde e inclusive levar à morte. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o uso indevido de medicamentos é considerado hoje um problema de saúde pública, não só no Brasil, mas mundialmente.

Muitos remédios, como determinados tipos de analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios ainda são vendidos nas farmácias sem a necessidade de apresentação da receita médica. E, para aqueles que buscam alívio rápido para um incômodo que consideram ser apenas momentâneo, a compra de medicamentos sem receita médica pode parecer o caminho mais fácil. Todavia, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o percentual de internações hospitalares provocadas por reações adversas a medicamentos ultrapassa os 10%.

Embora tenham relação entre si, a Anvisa classifica o uso indevido de medicamentos em duas práticas distintas: a automedicação e o uso indiscriminado de medicamentos. A automedicação ocorre quando os remédios são usados por conta própria ou por indicação de pessoas não habilitadas, mas sem a avaliação de um profissional de saúde. Já o uso indiscriminado de medicamentos é mais amplo e está relacionado ao consumo excessivo e constante destes produtos, mesmo que com receita médica

Explicação:


DiorgenesCosTa: Explicação?
Respondido por denny95
2

2014

Fonte: Assessoria de Comunicação (Saúde/Ceará)

O uso indevido de medicamentos pode mascarar e agravar doenças, causando diversos malefícios à saúde

Entre os anos de 2012 e 2013, o Centro de Investigação Toxicológica (Ciatox) registrou 1.784 casos de intoxicação por medicamentos, sendo 949 casos em 2012 e 835 em 2013. Dentre as causas estão a automedicação e o uso indiscriminado de medicamentos pela população.

A gerente de medicamentos da Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Elisdete Santos de Jesus, alerta que o uso indevido de medicamentos pode mascarar e agravar doenças, causando diversos malefícios à saúde.

Para a técnica da SES, é importante que as pessoas procurem a orientação de médicos e farmacêuticos antes de consumir quaisquer tipos de medicamentos. Os farmacêuticos devem estar presentes nas farmácias durante todo o horário de funcionamento.

Ela também aborda sobre os riscos à saúde a quem compra medicamentos pela internet e usa a rede para buscar informações sobre diagnóstico e tratamento de doenças.

ASCOM/SES - Qual é a diferença entre a automedicação e o uso indiscriminado de medicamentos?

Elisdete Santos de Jesus - A automedicação é determinada pelo uso de remédios escolhidos pelo próprio paciente ou por indicações recebidas de pessoas não habilitadas, por exemplo, amigos e familiares. Ocorre quando os remédios são usados por conta própria e sem a avaliação de um profissional de saúde. Essa prática pode levar ao agravamento da doença, já que a utilização inadequada pode esconder determinados sintomas e fazer com que a doença evolua para uma forma mais grave. Já o uso indiscriminado de medicamentos está relacionado ao consumo excessivo e constante destes produtos, a medicalização. É uma forma de encontrar a cura para doenças e promover o bem-estar usando exclusivamente medicamentos.

Espero ter ajudado


DiorgenesCosTa: Ahm
denny95: Sim
Perguntas interessantes